Dois mil e dezessete foi um ano muito importante para o Secovi Rio, pois completamos 75 anos de atuação. O Blog Condomínios Verdes tem muito orgulho de fazer parte dessa história, por isso mostramos em um post especial que aqui sustentabilidade é coisa séria! Outra novidade muito bacana foi o lançamento da versão em espanhol do nosso blog. Dessa forma conseguimos romper a barreira da língua e levar informação relevante para outros países.

Por falar nisso, mostramos vários exemplos de projetos arquitetônicos sustentáveis provenientes de diversos lugares. No México, apresentamos uma casa feita com contêineres e pallets. Na Argentina, uma linda construção destacou-se pelo paisagismo, e mostramos ainda uma casa que foi construída com tijolos feitos com plástico reciclado. No Vietnã, uma casa abandonada foi transformada em um incrível escritório verde. E vocês viram a capela que foi construída com árvores na Nova Zelândia? 😮

Vamos falar agora sobre nosso assunto preferido: condomínios! Você sabia que qualquer condomínio pode ser sustentável? Com informação e planejamento, é possível adequar vários projetos para a realidade de um prédio. Um exemplo bem bacana veio lá de Salvador, na Bahia. A síndica Elaine Graziela promoveu uma verdadeira revolução em seu condomínio, pois, ao assumir o cargo de síndica, implantou diversas práticas sustentáveis sem a cobrança de cotas extras, de forma gradativa, respeitando o plano orçamentário do condomínio. Por falar nisso, não deixe de ler as dicas sustentáveis que listamos para evitar cota extra! 😉

Outro assunto muito abordado em nosso blog foi a importância de melhorar a qualidade do ar dentro de nossa casa. E, quando falamos em ar puro, logo pensamos em plantas, na natureza, não é mesmo? E você sabia que diversos estudos já comprovaram que viver próximo de áreas verdes faz bem para a saúde? Tanto é que demos algumas dicas para você montar um refúgio verde no seu condomínio! Quer um pouco de inspiração? Então confira algumas imagens que nossos leitores enviaram de suas hortas! São lindas!

Para comemorar o Dia Mundial da Água, em março, fizemos um quiz bem bacana sobre este bem tão precioso e, ao mesmo tempo, tão escasso. Por incrível que pareça, ainda existem pessoas que parecem não perceber que a água é finita e que, se não tomarmos as providências necessárias, ela vai acabar. Para ajudar nessa missão, listamos algumas formas de reaproveitar água em sua casa e no condomínio. Ah, e com o calorão chegando, a piscina vira um verdadeiro oásis, portanto, veja também como se deliciar naquela água geladinha e ainda economizar!

O tema “energia” mereceu destaque especial em nosso blog. Fechamos parceria com o CEBDS e publicamos posts mensais com especialistas da área dando dicas e informações. Verdades e mitos sobre o LED, como economizar energia em cinco passos e um post especial sobre energia solar foram alguns dos assuntos abordados.

Ainda falando sobre energia, mostramos uma novidade que deve popularizar a utilização dos painéis solares. Isto porque já existe uma tecnologia que permite exibir a imagem que você desejar nos painéis! Não é bacana? Outra técnica pioneira promete fazer com que qualquer edifício seja zero energy building, ou seja, prédios com consumo zero de energia. Para isso, blocos de vidro que poderiam ser incorporados às construções estão sendo desenvolvidos, tornando possível a produção de eletricidade no próprio prédio.

Falando um pouco mais sobre novas tecnologias, mostramos uma tinta que é produzida através da reciclagem do ar, um copo sustentável, produzido com as sobras da produção do café, e um couro 100% vegetal, criado a partir do bagaço das uvas utilizadas na preparação de vinho. Além de o processo de produção desse couro não utilizar substâncias nocivas para a saúde humana e para o meio ambiente, nenhum animal é sacrificado para a produção do tecido. 🙂

A agricultura urbana tem crescido muito nos últimos anos, e este tema também apareceu bastante por aqui. Mostramos como um bairro nos EUA renasceu depois da implantação da agricultura urbana, que se tornou a base para o desenvolvimento da região através da promoção da educação, sustentabilidade e senso de comunidade. Além disso, apresentamos dois telhados verdes impressionantes, localizados em dois shopping centers – um em São Paulo e outro em Israel, que produzem alimentos orgânicos e incentivam a alimentação saudável.

Por falar nisso, o desperdício de alimentos é um problema gravíssimo que atinge o mundo todo. Fazer a nossa parte é fundamental para que tantos alimentos que ainda poderiam ser aproveitados deixem de ser descartados. Portanto, confira nossas dicas para evitar o desperdício de alimentos e saiba como tornar sua cozinha mais verde e sustentável. Ah, quer um exemplo bacana? Então conheça a rede de restaurantes na Holanda que diariamente resgata alimentos que seriam descartados e os utiliza para preparar seus pratos.

Por fim, a reutilização de materiais vem conquistando inúmeras pessoas, e mostramos que é possível transformar para recriar e reutilizar. Muitos artistas estão criando suas obras a partir desse conceito. Se você não viu, não deixe de conhecer a história do artista que transforma papelão em esculturas humanas realistas e da mulher que reaproveita papel e cria miniaturas de terrários.

Isso foi um pouquinho do que passou pelo blog durante este ano. Assuntos diversos, relevantes e inspiradores. Mas agora temos uma pergunta para você! Como você avalia sua relação com o meio ambiente ao longo deste último ano? Será que você conseguiu inserir atitudes sustentáveis na sua rotina e na de sua família? E seu condomínio? Ampliou ou iniciou um projeto de sustentabilidade? Conte pra gente nos comentários!

Aproveitamos para desejar um excelente 2018, com muita saúde, prosperidade e contornos mais verdes! 😉

Comentários