“Olha a chuva! É mentira!” (risos). Os meses de junho e julho costumam ser aguardados ansiosamente por todos aqueles apaixonados pelos “arraiás”. Tem pescaria, comidas típicas, quadrilha, festa, música e muita animação! Mas, e a sustentabilidade? Como ela fica neste período de festas? É possível organizar um “arraiá” sustentável? É, sim senhor (risos)! 🙂

Tornar esta festiva época do ano um pouco mais sustentável é mais fácil do que você imagina! Por isso, se você está pensando em organizar uma festa junina no seu condomínio, fique atento às nossas dicas e prepare-se para colocá-las em prática. Com pequenas adaptações, é possível organizar um “arraiá” sustentável com seus amigos e vizinhos, mantendo a alegria e a essência dos festejos. Confira abaixo algumas dicas que separamos:

1) Brincadeiras:

– Pescaria:

Que tal pedir que os condôminos separem livros usados para que sejam colocados como brindes na pescaria? Além de promover a circulação dos livros, a festa incentivará o hábito da leitura em adultos e crianças.

Outra dica bacana é solicitar aos condôminos que separem roupas e objetos em bom estado. Sabe aquele item que você não usa mais? Ele pode ser um ótimo brinde para outra pessoa!

– Derruba-latas:

Antes de enviar as latinhas usadas para reciclagem, utilize-as nesta brincadeira! Para dificultar um pouquinho, coloque um pouco de terra ou areia dentro das latas. As bolas para derrubar as latinhas podem ser feitas com meias velhas que seriam descartadas. Para ficarem com formato de bola, coloque jornal velho dentro delas.

– Boca do palhaço:

Reutilize um pedaço de papelão para fazer o desenho do palhaço. As bolas também podem ser feitas com meias velhas e jornal.

2) Roupas típicas:

– Caipira:

Se você não abre mão de usar roupas típicas nestas festas, que tal tentar a sorte em um bazar ou brechó? Além de consegui-las por um preço bem mais baixo ou até mesmo de graça, você estará contribuindo para o consumo consciente!

Outra dica bacana é verificar com seus vizinhos se eles têm roupas e adereços típicos sobrando.

– Customização de roupas:

festa-junina-roupa-retalhos
Imagem: Feito em casa

Se você não tem no armário aquela típica camisa xadrez, pode customizar uma camisa lisa com sobras de retalhos! Esses pequenos pedaços de pano também podem ser aderidos à calça jeans, o que vai completar seu figurino. Fitas coloridas também incrementarão o visual.

Durante a festa, você pode separar um pequeno espaço para deixar alguns adereços. Aquele vizinho despreparado ficará sem desculpa para não entrar na brincadeira.

3) Decoração:

– Bandeirinhas:

festa-junina-bandeirinhas-decoracaoJornais e revistas velhas são uma ótima opção de material para as bandeirinhas. Reúna a molecada do condomínio e faça uma atividade de corte e colagem com eles!

Outra opção é utilizar retalhos na decoração.

– Barraquinhas:

barraquinha-de-pallet
Imagem: Casa com pallet

As barraquinhas são clássicas e estão presentes na maioria das festas juninas. Se você quiser manter a tradição na sua festa, reaproveite madeiras usadas ou pallets para montá-las.

 4) Comidas típicas:

A dica é aproveitar totalmente os alimentos ao preparar os quitutes para a festa. Por exemplo, sabe aquela receita de quindim da vovó que utiliza apenas as gemas? Então, não desperdice as claras! Use-as para preparar suspiros ou um pudim de claras.

Investir em alimentos orgânicos é uma excelente opção! Além de tornar os pratos deliciosos, eles ficarão mais saudáveis.

Importante: evite utilizar materiais descartáveis.

Viu como é fácil preparar uma festa junina sustentável? Com criatividade e materiais simples, é possível garantir a diversão de adultos e crianças e ainda dar um tom mais verde ao seu “arraiá”! Vale lembrar que soltar balões não faz parte da festa! Além de perigoso para quem solta, é impossível saber onde eles vão cair. Isso pode causar grandes estragos e, inclusive, iniciar incêndios.

Portanto, agora que você já anotou todas as dicas, reúna a galera do condomínio e mãos à obra! Esse trem vai ser “baum dimais, sô”! 😉

Comentários