Os problemas ambientais estão cada vez mais sérios e presentes nas grandes cidades. Aquecimento global, inundações e piora na qualidade do ar são exemplos do que presenciamos em grandes metrópoles ao redor do planeta. Mas a boa notícia é que novas iniciativas e soluções estão sendo desenvolvidas e postas em prática para mitigar estes problemas.

Boa parte das soluções verdes podem e devem ser adaptadas de uma cidade para outra, contribuindo assim para a melhora da qualidade de vida de seus moradores e para a diminuição dos impactos ambientais. Portanto, vale a pena saber o que está sendo feito mudo afora. Confira abaixo algumas iniciativas interessantes em que podemos nos espelhar.

  • Transporte:
vlt-africa
Foto: Mulugeta Ayene/Associated Press.

Cidade: Addis Ababa, Ethiopia.

O que foi feito: Construído em apenas 3 anos, um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) fez com que a mobilidade urbana desta cidade densamente povoada melhorasse muito, e também permitirá reduzir em 1,8 milhões de toneladas as emissões de CO2 até 2030.

Leia mais: Conheça algumas iniciativas sustentáveis adotadas em Bruxelas

  • Inundações:
gestao-de-aguaceiros-copenhagen
Foto: Jens Dige/Associated Press

Cidade: Copenhagen, Dinamarca.

O que foi feito: um plano de gestão de aguaceiros com a criação de ruas verdes e pequenos parques fez com que fossem criadas bacias para absorver o excesso de água de chuva.

Leia mais: Cidade na Holanda apresenta soluções sustentáveis

  • Eficiência energética:
eficiencia-energetica-australia
Foto: Associated Press

Cidades: Melbourne e Sydney, Austrália.

O que foi feito: o governo australiano criou um programa chamado CitySwitch Green Office que promove educação e consciência sobre retrofits energéticos e seus benefícios para inquilinos de prédios comerciais.

  • Alimentação:
agricultura-urbana-curitiba
Foto: Rodolfo Buhrer/Associated Press.

Cidade: Curitiba, Brasil.

O que foi feito: foi criado um programa de agricultura urbana, que além de diminuir as emissões de carbono, evitam desperdícios com comida e reduzem as chamadas ilhas de calor. Para tanto, pequenas áreas urbanas receberam plantações de alimentos.

Leia mais: Buenos Aires e a sustentabilidade

Viu só? Aqui no Brasil também estamos fazendo a nossa parte. 🙂

 

* Fonte: Irem Capítulo RJ

Comentários