Apesar de toda crise que o Brasil passou em 2016, este foi um ótimo ano para o mercado de construções verdes em nosso país. A prova disto é que o Green Building Council Brasil, instituição líder em certificações para o mercado imobiliário no Brasil, obteve um crescimento de 65% no número de registros de projetos para as certificações LEED em comparação com 2015. Com o mercado em alta, cada vez mais profissionais buscam qualificação para inserir práticas sustentáveis em seus futuros projetos.

Para entender melhor as certificações para profissionais, batemos um papo com Bruno Justo, Coordenador de Operações Comerciais do GBC Brasil, que tirou todas as nossas dúvidas sobre o assunto.

      1 . Quem pode obter a certificação LEED?

A credencial LEED é o portal de entrada para os profissionais e estudantes que desejam conhecer as atuais e melhores práticas das construções verdes aplicadas no mundo.

Atualmente possuímos três categorias de credenciais LEED, a saber:

– LEED GA (Green Associate)

– LEED AP (Accredited Professional)

– LEED Fellow

A credencial LEED GA foi criada para TODOS os profissionais, independente de sua área de atuação e não existe pré-requisito para se tornar um profissional LEED Green Associate.

Após dado o primeiro passo, temos a credencial de LEED AP. É necessário que seja um profissional LEED GA para realizar o exame do LEED AP e ainda escolher qual área deseja se especializar, de acordo com as tipologias apresentadas:

– BD+C (Building Design + Construction): Profissionais com expertise em design e construção de green buildings. Atuando no segmento comercial, escolas e hospitais.

– O+M (Operation + Maintenance): Profissionais que implementam práticas sustentáveis, melhorando o desempenho, aumentando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental em edifícios existentes através de eficientes operações e manutenção.

– ID+C (Interior Design + Construction): Atende aos profissionais na concepção, construção e aprimoramento de espaços comerciais que proporcionam um ambiente de trabalho saudável, sustentável e produtivo.

– ND (Neighborhood Development): Aplica-se aos profissionais que participam do planejamento, projeto e desenvolvimento de bairros e comunidades.

O LEED Fellow é a designação mais prestigiada concedida pelo Green Building Certification Institute. O Programa LEED Fellow foi criado para reconhecer os profissionais LEED APs que demonstraram conquistas excepcionais em nível regional, nacional ou global relacionados ao conhecimento técnico e habilidade; história de liderança; contribuições significativas no ensino e pesquisa com resultados comprovados; história de compromisso altamente impactante, serviço e contribuição para a construção sustentável.

Os critérios para avaliar os candidatos LEED Fellow são baseados em cinco grandes dimensões de construção sustentável que foram identificadas como elementos principais. O processo de candidatura permite aos candidatos demonstrarem que eles fizeram contribuições excepcionais e quantificáveis para o mundo da construção sustentável usando suas habilidades em quatro dos cinco elementos. Um dos elementos deve ser Proficiência Técnica e o candidato pode escolher mais três elementos: Educação, Liderança, Compromisso ou Serviço e Apoio.

      2 . Quais os principais diferenciais que os profissionais com certificação LEED possuem em relação aos demais profissionais da área?

É um profissional que possui o domínio sobre as práticas de construção sustentável de acordo com a Certificação Internacional LEED. Além disso, esse profissional é provido de uma particularidade muito interessante: conhece de forma sistêmica e multidisciplinar como é o processo de design, construção, operação e manutenção de um prédio sustentável, implicando diretamente na eficiência do seu trabalho em qualquer projeto que venha atuar.

Para mais detalhes sobre as categorias avaliadas clique aqui.

      3 . Além dos diferenciais técnicos, o que mais este selo agrega à carreira dos profissionais?

A credencial LEED é uma qualificação profissional internacional, presente em 163 países, o que consequentemente implica o reconhecimento e prestígio do profissional em sua carreira. Além disso, este profissional começa a fazer parte de um grupo seleto de profissionais que estão engajados e disseminando este conceito de construção sustentável pelo mundo. Por isso, sua rede de networking se torna internacional; a magnitude da sua atuação é global; sua liderança automaticamente seguirá na mesma proporção; trocará informações com pessoas renomadas que possivelmente não conseguiria caso não estivesse neste nicho de atuação; possibilitará que compartilhe casos de sucessos; poderá receber prêmios internacionais; e, acima de tudo, fará parte de uma rede colaborativa que possui como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas através da preservação e respeito ao meio ambiente.

O número de edificações que buscam a certificação LEED cresce a cada dia, portanto, contar com profissionais capacitados para conduzir as etapas da construção de um empreendimento pode fazer a diferença na hora da avaliação do edifício. Para isto, o GBC Brasil disponibiliza cursos preparatórios focados nas provas de certificação para os profissionais interessados. Na cidade do Rio de Janeiro, os cursos são realizados no auditório do Secovi Rio.

Para saber os próximos cursos programados, clique aqui.

 

* Crédito imagem destacada: Foto: Daniel Ducci

Comentários