Se você costuma ler o nosso blog, você provavelmente não apenas sabe o significado dos famosos “3R’s” da sustentabilidade, como também costuma colocá-los em prática, não é mesmo? Reduzir, reutilizar e reciclar são a base da sustentabilidade; sendo assim, pessoas e setores que queiram inserir práticas sustentáveis em seu dia a dia podem agir segundo as diretrizes desses três verbos que não vai ter erro! 🙂

Mas, como tudo na vida pode ser aprimorado, alguns setores estão expandindo o conceito de sustentabilidade e adaptando-o para a sua realidade. É o caso do segmento da moda sustentável, que, além de pôr em prática os “3R’s”, pode adicionar mais cinco, totalizando oito diretrizes.

Os verbos estão em inglês, portanto, ao traduzi-los para o seu idioma, algumas palavras podem não começar com a letra “r”. O importante mesmo, porém, é entender o seu significado e como ele pode tornar a moda sustentável e o segmento como um todo mais “verde”.

Leia mais: Transformar para recriar e reutilizar

Vale lembrar que muitas dessas diretrizes são direcionadas não apenas para as marcas, mas também para os consumidores, que devem fazer a sua parte, a fim de promover uma mudança de atitude no segmento. Vamos aos “8R’s”:

     1) Reduce (Reduzir) – Reduzir o consumo é um desafio para muitas pessoas, mas é fundamental entender a importância dessa atitude. Ao consumir menos, as marcas terão que se adequar à nova tendência dos consumidores e deverão produzir peças duráveis, com mais qualidade. Como consequência, o desperdício de matérias-primas e recursos naturais diminuirá.

     2) Reuse (Reutilizar) – Comprar peças em brechós e trocar roupas com familiares e amigos é uma boa dica. Além disso, hoje em dia já é comum amigas se reunirem a fim de criar uma espécie de bazar para a troca de roupas e acessórios que não utilizam mais.

Dica: tente organizar um bazar em seu condomínio! A moda sustentável pode e deve invadir nossos lares! 🙂

     3) Recycle (Reciclar) – Adotar um sistema de reciclagem de peças deveria estar presente em todas as marcas que trabalham com moda. Além da questão ambiental, o investimento feito naquela roupa não será perdido, podendo, inclusive, ser transformado em lucro. Já para os consumidores, a dica é doar as roupas para quem precisa. Você fará um bem enorme para alguém e ainda prolongará a vida útil da peça.

     4) Repurpose (Renovar) – Se você está cansado de usar aquele sapato preto de salto, renove-o. Aplique um tecido descolado e tenha um sapato novo! O mesmo vale para aquela calça jeans, que pode ser transformada em uma bolsa ou em um short! O segredo é colocar a imaginação para fora e renovar as peças! Às vezes, até mesmo ao trocar os botões de uma blusa você consegue um efeito bacana! O mesmo vale para as fábricas. Se existem roupas encalhadas no estoque, reinventá-las pode ser uma boa solução.

Leia mais: Couro vegetal é produzido com resíduos de vinho

     5) Repair (Reparar) – Se o salto do sapato quebrou ou uma blusa rasgou, faça o reparo! Muitas vezes, reparar uma peça custará muito mais barato do que comprar uma peça nova. Se você não tem muita habilidade, peça ajuda para amigos, familiares ou vizinhos, mas faça a sua parte e prolongue a vida útil das roupas!

     6) Research (Pesquisar) – É fundamental pesquisar as marcas de roupas que você costuma comprar. Será que elas adotam práticas que diminuem o impacto no meio ambiente? Será que elas respeitam os colaboradores? Infelizmente não é raro ouvir histórias de marcas que utilizam trabalho escravo para a produção de suas peças. E você, como consumidor consciente, não vai querer financiar isto, não é mesmo?

     7) Rent (Alugar) – Se você não é daquelas pessoas que têm um evento social rebuscado toda semana, por que, em vez de comprar um look totalmente novo para esses eventos esporádicos, você não opta por alugar uma roupa? Tal atitude pode ser mais barata para o seu bolso e amigável para o meio ambiente. Afinal, para que comprar uma peça nova que você usará uma ou duas vezes apenas?

     8) Repeat (Repetir) – Vale, sim, repetir a roupa! E, se bobear, vale repetir de novo (risos). Se você costuma ir a eventos com pessoas diferentes, não tem nem o que pensar! Repita a roupa! E, se você costuma ir a eventos com as mesmas pessoas, não tem problema! Acrescente um acessório ou mude o sapato e pronto! 🙂

Leia mais: Adidas e seus produtos feitos com plástico dos oceanos

Gostou das dicas? Agora basta colocá-las em prática! A moda sustentável tem tudo para virar tendência! Ah, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas adotem um estilo mais sustentável! 🙂

Comentários