Comemorando 19 anos de operação neste mês de outubro, o edifício Candelária Corporate é um exemplo vivo de como uma gestão sustentável eficiente pode trazer benefícios em qualidade de vida, redução de custos e melhorias estruturais para um prédio. Vamos ver como mudanças nas rotinas operacionais, substituição de lâmpadas e campanhas de conscientização permitiram que este edifício de 23 andares, localizado no Centro do Rio de Janeiro, reduzisse em mais de 10% seu consumo de energia elétrica?

Com o apoio de gestão sustentável implantado pela consultoria imobiliária da JLL, o Candelária Corporate teve sua rotina alterada para promover um desempenho mais eficiente em relação à energia elétrica por meio do desligamento de equipamentos de maior consumo em horários de menor fluxo, como ar-condicionado, elevadores, motores e ventiladores. A redução de pontos de iluminação também foi uma das medidas tomadas. A ação contou com o apoio da gestão sustentável do edifício, que investiu nas mídias internas, como folders e jornal de comunicação institucional, para a realização de uma campanha de conscientização dos locatários.

Informativo disponibilizado pela gerência de operação destacando as ações de sustentabilidade do Candelária Corporate.
Informativo disponibilizado pela gerência de operação destacando as ações de sustentabilidade do Candelária Corporate.

Os resultados desse conjunto de ações da gestão sustentável logo apareceram: Em fevereiro, o consumo foi de 174.084 kW, 9% maior do que o de janeiro, mas quase 11% menor que o de fevereiro de 2014. Já em março, a redução foi mais significativa: o consumo total ficou em 153.024 kW, 12% menor que o do mês anterior e 8% abaixo do verificado em março de 2014.

Os serviços realizados pela Jones Lang LaSalle abrangem desde os aspectos operacionais, administrativos, financeiros até os legais.  Em 2008, foram adotados equipamentos economizadores de água, sensores de presença nas escadas, o uso de papel reciclado e copos reutilizáveis. Também foram realizadas ações de descontaminação de lâmpadas fluorescentes e coleta seletiva de papel para reciclagem. De acordo a gerente de infraestrutura Julieta Pinheiro, a política ambiental do edifício Candelária Corporate é orientada a partir da ideia de se pensar globalmente para criar ações que possam trazer resultados efetivos localmente. Confira abaixo nosso bate-papo com a Julieta:

Créditos Foto: Rhema Multimídia
Créditos Foto: Rhema Multimídia

Condomínios Verdes – O sucesso de uma gestão sustentável de operação em edifícios depende muito da adesão às iniciativas por parte dos locatários. Como é o dia a dia desta relação de interação entre gestor e usuário no Candelária Corporate?

Julieta Pinheiro  – Transparência nas ações e muita informação são ingredientes fundamentais para esse dia a dia. Além disso, a Administração está sempre pronta a ouvir os clientes, suas sugestões e demandas, com disposição para atendê-los na medida do possível.

Condomínios Verdes – Muitos empreendimentos ainda possuem dificuldades para implantarem uma gestão que priorize a manutenção dos atributos sustentáveis instalados nos edifícios. Como gerente infraestrutura, como enxerga esta situação?

Julieta Pinheiro – Cada caso é um caso e, muitas vezes, a própria estrutura do empreendimento dificulta a implementação de ações sustentáveis. Creio que no âmbito das relações humanas, a criatividade e o diálogo podem ultrapassar essas eventuais barreiras.

Condomínios Verdes – Com 19 anos de operações, qual a motivação para o Candelária Corporate continuar buscando ações de cunho sustentável?

Julieta Pinheiro – A Administração do Candelária Corporate, apoiada pelos proprietários do Edifício, procura seguir as tendências mundiais em termos de gestão. Sem dúvida a sustentabilidade é uma preocupação global, sendo que para ter êxito as ações devem ser locais e individuais. Além disso, ações de cunho sustentável trazem economia de custos, fator essencial para a competitividade dos empreendimentos. É preciso, mais do que nunca, olhar para o futuro.

Condomínios Verdes – Que recado gostaria de deixar para os gestores e síndicos de edifícios que desejam implantar este tipo de gestão consciente e sustentável?

Julieta Pinheiro – Como já disse, acredito que a comunicação é a base do sucesso de qualquer iniciativa. Através dela é possível promover a conscientização sobre a importância da participação de todos para garantir o futuro do planeta. A partir do momento que as pessoas entendem os benefícios da gestão sustentável o engajamento fica mais fácil.

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