A Zona Portuária do Rio de Janeiro recebeu diversos investimentos nos últimos anos. Com a revitalização, a região vem deixando de lado o status de abandonada e esquecida, e, com isso, moradores e turistas estão redescobrindo esse cantinho da cidade. Com novas áreas de lazer e opções de transporte à disposição, empreendimentos comerciais foram construídos, a maioria deles pautada por conceitos sustentáveis.

É o caso do Edifício Novocais do Porto, que, devido aos seus diferenciais sustentáveis, acaba de conquistar o selo LEED Gold, concedido pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Com projeto arquitetônico assinado pelos escritórios Raiar Engenharia e Köningsberger Vannucchi, o edifício, de padrão Triple A, priorizou a eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos socioambientais.

Ao avistá-lo de longe, já é possível ver sua fachada com vidros de alto desempenho, projetados para aprimorar o isolamento térmico e acústico do prédio. O pé-direito triplo do lobby tem como objetivo deixar os ambientes amplos e ventilados. Já os demais ambientes receberam um pé-direito livre de 2,80m (com previsão para piso elevado de 15cm). O ar-condicionado central garante boa refrigeração.

edificio-certificacao-leed-gold-rio-de-janeiro-01Os elevadores do Edifício Novocais do Porto receberam atenção especial. O sistema de antecipação de chamada permite o agrupamento inteligente de pessoas que se destinam a um mesmo andar ou a andares próximos. Desse modo, os elevadores realizam menos viagens, o que ajuda a reduzir o consumo de energia. Por falar nisso, os equipamentos contam com um sistema de regeneração de energia (sendo um pressurizado e integrado ao sistema de emergência).

Outros diferenciais sustentáveis foram implantados para que o prédio conseguisse a certificação LEED Gold. O edifício conta com um sistema de reaproveitamento de água, e a iluminação foi projetada com foco em eficiência energética, com 100% de lâmpadas em LED. Para incentivar o uso de bicicletas, o prédio conta com um bicicletário e vestiários. Isto possibilita ao usuário que se desloca até o edifício de bike tomar banho e trocar de roupa em local apropriado, antes de iniciar suas atividades no trabalho.

Leia mais: Conheça a primeira escola da América Latina a receber a certificação LEED.

O empreendimento, que ocupa um terreno de 3.450 metros quadrados, possui 11 pavimentos com aproximadamente 1.200 metros quadrados de área privativa. Com 75m de altura, o edifício tem uma estimativa de ocupação de até 1.600 pessoas. O local abrange lojas no térreo com acesso para o público, estacionamento com 200 vagas, áreas de convivência voltadas aos ocupantes e funcionários, além de espaço café e terraço, localizados na cobertura.

 Fonte: Assessoria de Imprensa.

Comentários