“A gente não controla aquilo que não conseguimos medir!”. Esta foi uma das diversas dicas apresentadas na palestra “Eficiência energética e redução de custos para condomínios”, realizada pelo Secovi Rio em parceria com o CEBDSe que contou com o apoio da Casa do Futuro, da Mitsidi e do Sebrae. O evento, que aconteceu na última quinta-feira, 24 de agosto, lotou o auditório do Secovi Rio e todos os presentes tiveram a oportunidade de conferir informações sobre sustentabilidade em condomínios, analisar cases de sucesso e conhecer uma ferramenta do Sebrae de autoavaliação energética on-line.

Alexandre Tavares, Coordenador da UniSecovi Rio, abriu o evento dando às boas-vindas aos presentes e apresentando o Blog Condomínios Verdes. Em seguida, Tatiana Araujo explicou como atua o CEBDS e o papel do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, um projeto da organização que visa implementar medidas de eficiência energética em vários segmentos.

palestra-eficiencia-energetica
Tatiana Araujo apresentou o trabalho do CEBDS.

Dando continuidade à palestra, Rosana Correa, sócia da Casa do Futuro, dividiu um pouco de sua experiência com os presentes. Ela deu várias dicas valiosas e falou o que é preciso fazer para que um projeto de eficiência energética entregue os resultados esperados. Confira abaixo algumas dicas passadas pela arquiteta:

  • Levantar e atualizar o que efetivamente existe instalado:

Separe, por exemplo, as garantias e notas fiscais dos equipamentos instalados.

  • Identificar as prioridades:

Para um projeto ser eficaz, é preciso elencar prioridades e deixar o “achismo” de lado! Quem garante, por exemplo, que trocar toda a iluminação por LED é mais eficaz do que trocar uma bomba ou renovar as máquinas dos elevadores? Somente pessoas tecnicamente qualificadas podem fazer este tipo de avaliação e montar um cronograma e planejamento de execução de ações a partir das prioridades estabelecidas.

Quando o síndico apresenta na reunião de condomínio números confiáveis mostrando o custo inicial e o tempo de retorno do investimento, a chance de convencer os demais condôminos que tal ação vale a pena é muito maior.

  • Buscar fornecedores e empresas que defendam os interesses do condomínio:

Síndicos sempre irão se deparar com aquele vendedor que diz que o seu produto é o melhor do mercado, mas será que é mesmo? Ele conhece a fundo o produto que está vendendo? Sabe compará-lo com o de seus concorrentes? Qual a ferramenta que ele usa para medir o antes e o depois da implantação? Existem protocolos internacionais que garantem essa medição e devem ser feitos por pessoas qualificadas.

  • Garantias:

Sempre exija a nota fiscal e os certificados dos produtos e estabeleça em contrato questões como payback (tempo de retorno do investimento) e as medidas que serão tomadas caso as metas não sejam alcançadas.

  • Manutenção e operação:

De nada adianta adquirir o equipamento mais econômico com a última tecnologia, se a equipe que o gerencia não está capacitada. Existem condomínios que não precisaram trocar nenhum equipamento e obtiveram uma boa economia de energia. A mudança da rotina de operação e a manutenção dos equipamentos aliados a capacitação do pessoal já podem garantir bons resultados.

palestra-eficiencia-energetica-02
Rosana Correa dividiu sua experiência com os presentes.

Cases de sucesso

Depois, foi a vez de Rosane Fukuoka, especialista em eficiência energética, falar. A arquiteta, que trabalha na Mitsidi, apresentou vários casos de sucesso em condomínios. Ela reforçou a importância de estabelecer prioridades e ressaltou que pensar na troca do equipamento é válido, mas também é preciso avaliar a operação! Não é porque um condomínio colocou uma lâmpada mais eficiente que o síndico vai deixá-la acesa sem necessidade.

Comprar equipamentos eficientes, com o selo A do Inmetro, também foi lembrado por Rosane, que ainda citou o Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Muitos dos presentes não sabiam que, devido a este programa, todas as concessionárias são obrigadas a destinar parte do seu lucro para projetos de eficiência energética. E mais: ele possui chamada pública para a inscrição de projetos, inclusive de condomínios residenciais! É importante verificar o site da concessionária e ficar atento ao período de inscrição dos projetos.

palestra-eficiencia-energetica-03
Rosane Fukuoka apresentou cases de sucesso em condomínios.

Ferramenta de Autoavaliação

Encerrando a palestra, Myrthes Farias dos Santos, arquiteta e especialista na área de sustentabilidade e eficiência energética do Sebrae, apresentou uma ferramenta online chamada AutoAvaliação de Energia. A ferramenta, inicialmente pensada para pequenas empresas, pode ser usada por outros segmentos, incluindo condomínios, desde que seja inserido um CNPJ.

Ao acessar www.sebrae-energia.com.br, o usuário terá acesso a 7 autoavaliações, cada uma com um questionário composto por perguntas simples, sem a necessidade do detalhamento de dados. Ao responder as perguntas, o usuário vai acumulando pontos. Ao final, um relatório com cores é gerado e aponta onde o condomínio está fazendo um bom trabalho e quais segmentos podem ser melhorados.

Myrthes Farias dos Santos mostrou a ferramenta de autoavaliação energética do Sebrae.

O encontro foi bastante produtivo e os presentes saíram do auditório com a sensação de que é possível deixar o condomínio mais sustentável! 🙂

Comentários