Já mostramos aqui no blog que alguns resíduos que vão para o lixo podem ser mais preciosos do que você imagina. Depois de reciclados ou tratados, muitos materiais podem ser reaproveitados e até mesmo utilizados como fonte de vida. Um bom exemplo disso é o lixo orgânico, que são os restos de alimentos que, ao serem compostados, são transformados em adubo, um material indispensável para o desenvolvimento das plantas.

Desde pequeno, Lucas Chiabi, um engenheiro ambiental apaixonado por plantas e bikes, não se conformava com a quantidade de materiais reaproveitáveis que iam direto para os aterros sanitários. À medida que foi crescendo, Lucas foi se interessando por compostagem e, após entrar para a faculdade, decidiu o que queria fazer da vida: coletar e compostar resíduos orgânicos em residências. O que para muitos, na época, parecia utopia, hoje, transformou-se em uma empresa, chamada Ciclo Orgânico.

Empresa coleta e composta lixo orgânicoCriado em 2015, o Ciclo Orgânico realiza exatamente o trabalho que Lucas idealizou. Para participar do projeto, basta acessar o site e aderir a um dos planos disponibilizados pela empresa. O participante receberá um baldinho de 18 litros e uma sacola biodegradável, feita de milho e batata, para recolher os resíduos orgânicos. Semanalmente os ciclistas da equipe do Ciclo irão até a casa ou condomínio do usuário e recolherão a sacola, deixando o baldinho para mais uma semana de “colheita”.

Empresa coleta e composta lixo orgânicoA ideia do deslocamento de bicicleta surgiu para diminuir a pegada de carbono da empresa e tornar o processo ainda mais sustentável. Após serem recolhidos, os resíduos são encaminhados para a composteira mais próxima, onde são transformados em adubo. Para fechar o ciclo orgânico que a empresa propõe, mensalmente, o usuário é premiado com algumas recompensas:

  • Um saco com 2kg do adubo gerado.
  • Um pacotinho com 15 sementes de uma hortaliça ou uma mudinha diferente todo mês.
  • Doação de 2kg do adubo para uma horta parceira.

O QG do Ciclo Orgânico se localiza dentro do Parque do Martelo, no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro. É lá também que fica uma das composteiras parceiras da empresa, que recebe grande parte dos resíduos coletados. Como contrapartida à utilização do espaço, o Ciclo Orgânico doa ao Parque do Martelo metade do composto orgânico produzido, que é usado na horta e nas plantas do parque.

Empresa coleta e composta lixo orgânicoO Ciclo Orgânico atende vários bairros da Zona Sul e o Centro do Rio de Janeiro. Desde 2015, a empresa já tratou 220 mil quilos de resíduos orgânicos, produziu 170 mil quilos de adubo e evitou a emissão de 130 mil quilos de CO2.

E você? Tem o hábito de separar e/ou compostar o lixo orgânico produzido em sua casa? Conte pra gente nos comentários! 🙂

Comentários