Gentileza e ponderação ajudam a melhorar convívio entre vizinhos

Já falamos muito por aqui sobre a importância da qualidade de vida para uma vida sustentável. E não dá pra pensar em qualidade de vida sem falar da convivência entre as pessoas. Manter uma relação tranquila entre vizinhos em condomínios é um desafio e tanto. Se, por um lado, esse modelo oferece uma série de vantagens e facilidades, por outro, os problemas também são coletivos. Reclamações relacionadas a barulho, animais, vazamentos e uso indevido de espaços comuns são corriqueiras. Ainda mais nessa época do ano.

Mais do que seguir normas, ser gentil e ponderado é uma postura que garante um dia a dia harmonioso. No entanto, como nem todas as pessoas têm a mesma cultura, o que pode parecer inofensivo para uns acaba soando problemático para outros.

Para auxiliar síndicos e moradores a chegaram a um denominador comum nestas situações, o Secovi Rio publicou o Guia da Boa Convivência em Condomínios, com orientações para construir uma relação sólida e pacífica entre vizinhos. Veja algumas:

  • Quando fizer festa em casa, não é necessário convidar os vizinhos, mas respeitar o horário de silêncio é fundamental;
  • Caso seu vizinho esteja se excedendo em casa, interfone para a portaria e peça ao síndico ou zelador que converse com ele;
  • O porteiro é um funcionário do condomínio, portanto, nunca peça que ele abandone seu posto ou faça tarefas particulares.

·         Respeite e cumpra as questões acordadas na convenção e no regulamento interno.

Clique AQUI e veja as todas dicas do Secovi Rio para conviver bem com seus vizinhos.

Comentários