O plástico costuma ser apontado como grande poluidor de oceanos, rios e mares, no entanto, outros materiais também contribuem de forma significativa para a poluição de nossas águas.  As redes de pesca, além de poluir, servem como armadilha para os animais marinhos, que acabam presos no emaranhado de náilon e precisam lutar por sua vida. A fim de mudar essa situação, uma empresa norte-americana resolveu investir no reaproveitamento de redes de pesca e, a partir da reciclagem de náilon, produzir skates e óculos de sol.

Em 2013, os amigos David Stover, Ben Kneppers e Kevin Ahearn resolveram deixar seus empregos na área de finanças para investir em um negócio que fizesse a diferença para o nosso planeta. Incomodados com a quantidade de lixo que encontravam sempre que iam surfar, os amigos fundaram a startup Bureo, que, na língua dos mapuches, um povo indígena chileno, significa “as ondas”.

Marca reaproveita redes de pesca e produz skates e óculos de solMas como eles transformam as redes de pesca em skates e óculos de sol? De acordo com o cofundador David Stover, após a limpeza e separação dos materiais, a empresa fragmenta e derrete o náilon até que ele se transforme em um material plástico duro. Em seguida, esse material é injetado sob alta temperatura e pressão em um molde de aço no formato do produto desejado.

Leia mais: Jeans é reutilizado e transformado em óculos

Para finalizar os seus produtos, a Bureo fechou parceria com algumas empresas alinhadas às suas premissas de sustentabilidade. As rodinhas dos skates são produzidas a partir de uma fórmula ecológica, que inclui 30% de óleo vegetal e materiais recicláveis. Já as lentes dos óculos de sol garantem 100% de proteção contra os raios ultravioleta.

Marca reaproveita redes de pesca e produz skates e óculos de solA empresa possui duas sedes, uma em Los Angeles e outra no Chile, e é justamente do país sul-americano que vem a matéria-prima de seus produtos. Hoje, a Bureo possui uma parceria com pescadores chilenos, que coletam as velhas redes de pesca de náilon e encaminham para a reciclagem.

Leia mais: Camisa é produzida com plástico retirado do Mar Mediterrâneo

Marca reaproveita redes de pesca e produz skates e óculos de solVale lembrar que o náilon é uma fibra sintética, feita de polímeros, que não se decompõe facilmente. De acordo com a Sociedade Mundial para a Proteção de Animais, mais de 600.000 toneladas de artigos de pesca são despejadas nos oceanos a cada ano, incluindo redes de pesca. Os pescadores em geral descartam as redes no mar, pois dificilmente encontram locais que coletem esse material.

Gostaram desta iniciativa? A partir de agora, nós do blog nunca mais olharemos para as redes de pesca com os mesmos olhos (risos)!

Comentários