Depois de anos tratando pessoas com obesidade, pressão alta e diabetes, o médico Garth Davis percebeu que muitos dos problemas de saúde de seus pacientes estavam relacionados ao estilo de vida. “Como médicos, realizamos cirurgias ou prescrevemos medicamentos para nossos pacientes se sentirem bem, mas por que não ensiná-los também sobre alimentação saudável e dar acesso a frutas e legumes frescos?”, disse Davis.

Diretor-médico de cirurgia bariátrica do Memorial Hermann Memorial City Medical Center, no Texas, Estados Unidos, o dr. Davis entrou em contato com a maior cooperativa de alimentos orgânicos sem fins lucrativos do país, com sede em Houston, propondo uma parceria. A ideia do médico era muito simples: em vez de prescrever medicamentos, ele receitaria frutas e vegetais frescos, que poderiam ser comprados no próprio hospital.

Médico receita orgânicos em vez de remédios para pacientesFoi assim que surgiu o “Farmacy Stand” – com F, de “farm” (fazenda), e não “PH”, como usualmente é escrito em inglês –, uma espécie de feira que disponibiliza frutas e legumes orgânicos para venda. Cada caixa com os produtos custa US$ 25, mas, se o paciente apresentar a receita, terá desconto de US$ 10.

Leia mais: Consuma as frutas da estação e economize água

O estande fica aberto uma vez por semana no saguão do hospital. As caixas com os “remédios naturais” incluem frutas, como maçãs, laranjas e bananas, além de legumes e vegetais, como alface-romana, aipo, cenoura e tomate.

Em reportagem da ABC News, Davis explica que, nos Estados Unidos, os médicos prescrevem cerca de 4 bilhões de receitas a cada ano, e cerca de 85% delas são para doenças de alto risco, que geralmente poderiam ser prevenidas com uma dieta balanceada e relacionada a essas enfermidades.

Médico receita orgânicos em vez de remédios para pacientesA iniciativa tem feito tanto sucesso que outros médicos da região também começaram a prescrever orgânicos para seus pacientes. “Eu gostaria que mais médicos prescrevessem essas receitas. Hipócrates disse: ‘Deixe a comida ser o seu remédio, e a medicina ser a sua comida’. Os vegetais e frutas são uma alternativa para o tratamento de doenças”, finaliza.

Leia mais: Restaurante resgata alimentos que iriam para o lixo

E então, gostou da ideia do dr. Davis? Imagine só receber a seguinte receita:

  • 1 laranja duas vezes ao dia;
  • 3 folhas de alface à noite;
  • 1 cenoura em rodelas no almoço;
  • água à vontade.

🙂

Comentários