Jardins verticais são uma ótima opção para quem quer investir em decoração verde! Além de oferecerem um charme especial aos ambientes, ainda promovem a melhora da qualidade do ar e possibilitam levar a natureza para dentro da sua casa. Existem diversos tipos de jardins verticais, alguns mais simples, como este que a Carol Costa nos ensinou a fazer, e outros bem mais complexos, que contam com sistemas de irrigação e drenagem automatizados, como é o caso da Via Verde, no México.

Ainda que sejam tecnológicos ou triviais, os jardins verticais exigem cuidados especiais para que sobrevivam e mantenham uma aparência vibrante e bonita. Irrigar, drenar e podar são alguns cuidados básicos para a manutenção de uma parede verde. Alegando falta de tempo ou habilidade, algumas pessoas deixam de montar jardins em casa, pois não conseguiriam fazer a manutenção necessária para que a parede permanecesse viva. Durante a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo deste ano, uma empresa italiana apresentou uma solução bem bacana para quem quer investir na decoração verde. Você já ouviu falar na Moss Wall?

moss-wall
Parede totalmente decorada com a Moss Wall.

A Moss Wall é um revestimento natural para ambientes internos que exige zero manutenção. Isso mesmo, ele não precisa ser irrigado, drenado ou podado. São placas de 40cm x 60cm cobertas por um musgo de origem escandinava, que cresce nas florestas da Noruega e da Suécia. As placas foram desenvolvidas por um italiano, que descobriu que, ao estabilizar esses líquens, eles deixariam de fazer fotossíntese, desta forma, eles não crescem nem se reproduzem e podem ser fixados em diversos locais.

moss-wall-01
O musgo original é de origem escandinava.

Por funcionar como um desumidificador natural, a Moss Wall deve ser instalada em ambientes fechados, de preferência bastante úmidos. As propriedades que absorvem a água do ambiente são preservadas e é justamente isso que mantem o musgo vivo, com tempo de vida estimado de 8 a 10 anos. Vale lembrar que ele não é uma substituição aos jardins verticais naturais, trata-se de outro conceito. É possível mesclar com plantas naturais e até mesmo utilizar lâmpadas de led para iluminar, o que dará um efeito visual bem bacana ao ambiente.

moss-wall-03
A Moss Wall pode ser recortada em vários formatos.
moss-wall-04
Uma parede verde que não precisa de manutenção.

A Moss Wall é hipoalergênica e possui um certificado fitossanitário, que impede a proliferação de insetos e bactérias, e outro contra incêndios, concedido pela União Europeia. Está disponível em dois formatos: placas de aço bem fininhas e leves, que podem ser instaladas como se fossem quadros; e uma manta flexível, que pode ser recortada em qualquer formato e colada em diversas superfícies, inclusive curvas. Ambas são leves, fáceis de instalar e com ótima acústica, pois absorvem entre 35% e 50% do som. Está disponível em 21 cores, todas a partir de pigmentos naturais retirados da essência de alimentos, o que mantem a naturalidade do produto.

moss-wall-02
Está disponível em 21 cores, todas de origem natural.

E então, gostaram de mais esta opção para levar um pouco de verde para dentro de casa? Apesar de não contribuir para a melhora da qualidade do ar, visto que não realiza fotossíntese, a Moss Wall é uma ótima opção para quem quer investir na decoração verde, mas não tem tempo ou estrutura para cuidar de um jardim vertical. Para mais informações sobre o produto, clique aqui.

 

Comentários