Confira 5 práticas autossustentáveis que podem melhorar sua rotina

Provavelmente você já ouviu falar que o contato com a natureza proporciona uma vida mais saudável. Em estudo feito no Reino Unido, na Universidade de Exeter, pesquisadores acompanharam 10.000 pessoas durante 17 anos e não só comprovaram a veracidade da frase, como ressaltaram que frequentar áreas verdes com frequência aumenta o bem-estar dos indivíduos. Dados levantados pelo estudo mostram ainda que a consciência ambiental começa dentro de cada um de nós e esse é o caminho natural para a adoção de práticas sustentáveis.

Por onde começar?

O primeiro passo para uma vida mais sustentável é a mudança de hábitos. Confira algumas práticas autossustentáveis que podem trazer benefícios para a saúde e colocar a sua rotina em equilíbrio com o meio ambiente:

1. Manter um contato maior com a natureza

A gente abriu o post falando disso, então aqui vai uma dica para quem mora em condomínio com área verde: Uma caminhada ao ar livre aproveitando o sol matinal estimula a produção de células de defesa do organismo e a de hemácias (a parte vermelha do sangue), aumentando assim a resistência muscular. Sem falar que respirar ar puro é sempre muito bom para a saúde!

2. Fazer da atividade física um hábito constante

Que a atividade física traz benefícios incríveis para o corpo e saúde todo mundo sabe, difícil mesmo é fazer dela uma constante no dia a dia. Investir em caminhadas, corridas, esportes e exercícios é fundamental para garantir qualidade de vida. E se puder ser ao ar livre curtindo a paisagem e a natureza, melhor ainda!

3. Consumir comida de verdade                                                                                                     

Fast food é coisa do passado! A alimentação que faz bem ao seu organismo deve ser composta de comida de verdade. O Slow Food é um movimento internacional que se preocupa com a saúde ambiental e defende a biodiversidade na hora de produzir e consumir alimentos, combinando o prazer da refeição à responsabilidade socioambiental. Vale a pena conferir as dicas!

4. Rir mais

A expressão “Rir é o melhor remédio” não foi criada à toa. Ao rir, você está estimulando a absorção de oxigênio pelos pulmões e este é só mais um motivo para se preservar a qualidade do ar que respiramos, principalmente nos grandes centros urbanos.

5. Relaxar um pouco todos os dias

Xô, estresse! Reservar um tempo diário para conseguir relaxar e não fazer nada é tarefa quase impossível, e ao mesmo tempo imprescindível nos dias de hoje. Uma mente produtiva precisa de tempo para descansar e colocar as ideias em ordem. Segundo o especialista em meditação AndyPudiccombe, tudo que você precisa é de 10 minutos diários para revigorar sua mente e relaxar. Assista ao vídeo da palestra do Andy no TED Talks e aproveite o fim de semana para dar aquela relaxada! 🙂



Comentários