Tecnologia ajudará construção civil a reduzir custos e impacto ambiental

No Brasil, obra entregue dentro do prazo ainda parece ser uma exceção. Mas, uma solução logística desenvolvida para responder aos desafios encontrados em obras de construção civil promete transformar essa situação. Através da implantação de um processo que organiza o armazenamento e a distribuição de materiais e equipamentos, baseado em um sistema chamado ViaWMS, é possível controlar o fluxo e a entrega desses recursos nas diversas partes da obra durante toda a sua duração e ainda permitir o reaproveitamento de resíduos no próprio canteiro de obras, minimizando o impacto ao meio ambiente.

A solução, desenvolvida pela Vialink, empresa de infraestrutura, sistemas e governança em tecnologia da informação, é um recurso para evitar atrasos e desperdícios, eliminando  um dos maiores gargalos em toda obra, que é o controle da distribuição de materiais e equipamentos. O funcionamento da obra obedece ao processo que permite calcular o andamento das construções e estimar com exatidão seu prazo de entrega, por meio do total controle de entrada, utilização real e saída de equipamentos e materiais.

Reaproveitamento de materiais

Com a gestão de entulho produzido, há uma redução do impacto no meio ambiente. Uma vez que o sistema utilizado no processo indica exatamente qual o percentual de perda da obra e o volume que chega às caçambas de resíduos, é possível saber quanto pode ser reutilizado no próprio canteiro. Isso permitiu que as construtoras atendessem às exigências de sustentabilidade estabelecidas pelos órgãos de controle ambiental como, por exemplo, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, lei que visa à prática de hábitos de consumo sustentável e conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação correta do material não reciclável.

De acordo com o diretor da Vialink, Claudio de Sá Abreu, o sistema já está sendo utilizando em construções localizadas no Rio de Janeiro e Pernambuco e um dos seus destaques é a verificação de perdas ou desperdício de material:

“Se o volume de descarte está passando da média normal, é possível verificar o motivo e corrigi-lo imediatamente, tornando a rotina de trabalho mais previsível, reduzindo custos e minimizando o impacto da construção para o meio ambiente” – explica Claudio, que ressalta a ainda a parte de treinamento dos trabalhadores da obra, peça fundamental para o pleno funcionamento do sistema no decorrer da construção.

Tecnologia a favor da construção sustentável

Através de um sistema inovador, o ViaWMS, desenvolvido nacionalmente pela Vialink, é possível organizar o armazenamento e a distribuição de materiais e equipamentos da obra, permitindo controlar o fluxo e a entrega de componentes nas diversas partes dos empreendimentos durante toda a sua duração. O controle é feito através de um trabalho de identificação por meio de etiquetas com QR Code (espécie de código de barras 2D) fixadas em todos os materiais, ferramentas e equipamentos que entram na obra. Durante o período de operação, com a ajuda de câmeras de iPods, vai sendo feito o controle de tudo o que é utilizado, por meio do escaneamento das etiquetas.

É a tecnologia nos ajudando cada vez mais a tornar os edifícios mais sustentáveis!

Comentários