Saiba como pequenas atitudes podem gerar economia de água

O Rio de Janeiro está em alerta e o desperdício de água precisa deixar de fazer parte das residências cariocas. Pela primeira vez em mais de 30 anos, dois reservatórios, dos quatro do Rio Paraíba do Sul, que abastecem o Rio de Janeiro, entraram no volume morto.

O volume morto é a água que está abaixo do nível das comportas e que precisa ser puxada por bombas. Desta forma, as hidrelétricas são automaticamente desligadas. Até agora, entraram no volume morto os reservatórios de Água Branca (SP) e Paraibuna (SP).  Assim, para que a crise não atinja diretamente o dia a dia da população, é preciso uma conscientização geral para evitar o desperdício de água e reduzir o consumo nas indústrias, empresas e também nos condomínios.

Para ajudar vocês nesta nova rotina, reunimos três ações práticas e simples, que podem ajudar a eliminar o desperdício de água e oferecer economia para o condomínio. Confira:

VERIFIQUE OS HIDRÔMETROS

Você sabia que um buraquinho de 2 milímetros em um cano  desperdiça 96 mil litros de água em um mês?  Isso equivale a praticamente dez carros-pipa de água limpa e tratada sendo desperdiçada.

Dica: Feche as torneiras, interrompa o consumo e verifique se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Em caso positivo, procure uma ajuda técnica, pois há grandes chances de haver vazamentos no seu prédio.

FAÇA A MANUTENÇÃO DE VÁLVULAS DE TORNEIRAS

De acordo com dados do Instituto Akatu, se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador (válvula que pode ser colocada no bico da torneira para reduzir o fluxo de água) na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica.

Identificado o vazamento, faça uma inspeção em todas as torneiras e bicas do condomínio, instalando redutores de vazão para conter o desperdício.

APOSENTE A MANGUEIRA

Mesmo com toda a crise de falta de água no Rio, lavagens de carros e calçadas infelizmente ainda são práticas comuns nos edifícios da cidade.

Uma mangueira aberta por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água. Para lavagens de áreas comuns, substitua a mangueira por vassoura e balde, buscando utilizar água reaproveitada para isso.

Saiba como criar coletor de água de chuva!

Se você é síndico, não deixe de orientar os funcionários do condomínio a adotarem estes hábitos para evitar o desperdício de água. Para os moradores, fica a dica para incentivar estas e outras iniciativas que possam contribuir para um consumo mais consciente e sem excessos do prédio como um todo e também de suas residências.

Veja também: 5 dicas para economizar água nas áreas comuns dos condomínios

*Fontes: Planeta Sustentável e Manaus Ambiental

Comentários