Síndica investe em qualidade de vida para moradores e funcionários

Há oito anos a síndica Henriette Krutman assumia o desafio de colocar em ordem o condomínio do Edifício Augusto Cesar Cantinho, em Botafogo, que acumulava uma série de problemas agravados por um saldo devedor de R$ 42 mil. De lá pra cá, o seu potencial de boa gestora foi revelado através da implantação de diversas ações sustentáveis, que não só transformaram, como reduziram os gastos deste condomínio, composto de 98 apartamentos. Vamos conhecer algumas delas?

ACESSIBILIDADE

 Botões em braile nos elevadores para os deficientes visuais. Cadeira de rodas do próprio edifício e cama de massagem disponível para os moradores. Além destas facilidades, todos os banheiros das áreas comuns do condomínio possuem barras auxiliares para deficientes físicos e adaptação para crianças; a área da piscina conta com rampas e estrutura de acesso para cadeirantes.

“O prédio é todo adaptado para facilitar a locomoção de pessoas com necessidades especiais, desde o subsolo, até a cobertura” – explica Henriette, que promoveu também a capacitação de cinco porteiros para melhor atenderem os idosos através do curso Porteiro Amigo do Idoso, do Senac em parceria com o Secovi Rio, e elaborou um cadastro para emergências médicas e planilha para o monitoramento de moradores que vivem sozinhos, entre outras ações.

BICICLETÁRIO

Quando falamos de ações sustentáveis, a mobilidade urbana faz parte do processo. E quando falamos de condomínios, ainda há poucos que exploram suas áreas comuns para este investimento. O caso do Ed. Augusto Cesar Cantinho é diferente. Foi organizado um espaço exclusivo no subsolo para guardar as bicicletas dos moradores, com vagas numeradas e crachás de identificação das bicicletas de cada apartamento. O local tem capacidade para abrigar até 70 bicicletas.

O espaço conta ainda com uma bomba de ar, para que os usuários possam calibrar os pneus de suas bikes sem dificuldades. O custo de tudo isso? Henriette garante que não passou dos R$ 3 mil. Belo investimento, não?!

COLETA SELETIVA DE LIXO

Se para uns a coleta seletiva é algo pouco funcional, para este condomínio é mais que rotina. Realizada há pelo menos oito anos, a separação do lixo acontece diariamente: cada morador descarta o lixo reciclável na lixeira do seu andar e os faxineiros recolhem esse lixo três vezes ao dia, para separá-los no subsolo. Lá, são separados jornais, garrafas, latas e vidros, além dos recipientes com óleo de cozinha.  O caminhão da coleta seletiva da Comlurb recolhe todos os itens, com exceção das latas, que são vendidas (renda extra para faxineiros), e do óleo, que é recolhido por uma cooperativa.

LAZER E QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS

Com espaço na área comum ideal para a realização de atividades físicas e de lazer, a síndica não perdeu tempo: o condomínio cedeu o local, os interessados doaram os equipamentos e, desde então, os moradores contam com professores especializados, horários flexíveis e toda a estrutura necessária para obterem mais qualidade de vida através de exercícios físicos. Sim, porque qualidade de vida precisa ser levada em conta quando pensamos em ações sustentáveis.

Funcionários também ganham

Plano de saúde (com opção para dependentes) e espaço exclusivo para refeições, assistir TV, relaxar e aproveitar o horário do lanche e do almoço são alguns dos benefícios para os funcionários encontrados na gestão deste prédio. Beto, o porteiro-chefe do condomínio, tem sido o braço direito da síndica durante toda a sua gestão e garante que lá, tudo é feito com muita clareza e força de vontade.

“O trabalho aqui é duro, mas dá gosto de ver os resultados. Toda a equipe está muito satisfeita com o que foi feito nestes últimos anos, o edifício evoluiu muito e continua caminhando para melhorar ainda mais” – afirma o porteiro.

O Edifício Augusto Cesar Cantinho garantiu o 1º lugar na edição de 2009 do Prêmio Secovi Rio na categoria Gestão do Síndico e o 2º lugar em 2012, na categoria Condomínio Cidadão.

Acha que acabou? Não!!!

Na quarta-feira a gente fala sobre a parte de energia sustentável do prédio, que utiliza placas de energia solar do condomínio. Não perca!

Comentários