Se você ama plantas, mas não tem muito tempo ou habilidade para cuidar daquelas espécies mais exigentes, investir em cactos e suculentas pode ser uma boa opção para você. Para se ter uma ideia da fama dessas plantas, existe uma brincadeira entre os jardineiros que diz que, se uma pessoa não consegue cuidar de um cacto ou suculenta, provavelmente não conseguirá cuidar de mais nada (risos)! A piada é um pouquinho exagerada, pois toda planta merece atenção especial, mas, de fato, cactos e suculentas são plantas ideais para quem tem pouca experiência com jardinagem.

Apesar de serem lembradas pelos poucos cuidados que exigem, algumas dúvidas ainda pairam sobre tais espécies, principalmente no que diz respeito à rega. Por acumularem água nos caules, folhas e raízes, existe sempre a preocupação de errar a quantidade de água na hora da irrigação. Outra dúvida muito comum é descobrir a hora certa de realizar uma nova rega. Para tirar essas e outras dúvidas, separamos algumas dicas da jardineira Carol Costa, do portal Minhas Plantas.

Leia mais: Plantas dentro de casa trazem benefícios para a saúde

Ao contrário do que muitos imaginam, essas espécies gostam de água. Elas são originárias de lugares onde chove bastante, mas a questão é que a chuva é mal distribuída”, diz Carol. Dessa forma, os cactos e suculentas recebem grandes quantidades de água de uma só vez e depois passam longos períodos sem receber uma gota sequer. Seguir esta lógica é o segredo para manter as plantas bonitas e saudáveis em sua casa! Veja outras dicas:

  • O intervalo entre uma rega e outra deve ser grande.
  • Molhe sempre a terra e nunca a folhagem.
  • Não use pratinho nos vasos.
  • Ajuste o bico do pulverizador para o modo jato.
  • Para saber o momento certo de regar novamente, basta colocar o dedo na terra do vaso. Se o dedo sair molhado e sujo, não chegou a hora de molhar. Caso o dedo saia limpo, pode regar!
  • Vasos longe do sol demoram mais para secar.

Cactos e suculentas: acerte na rega com estas dicas

Arranjo misto

Muitas pessoas gostam de misturar espécies em um mesmo vaso, mas nem sempre as plantas escolhidas precisam necessariamente da mesma quantidade de água. Então, será possível colocar espécies com características de rega diferentes em um mesmo vaso? A resposta é “sim”, mas, para isto, existe um truque.

Leia mais: Conheça as plantas ideais para as áreas comuns dos condomínios

As plantas devem ser regadas mediante sua necessidade, por isso não é possível colocá-las em um mesmo espaço. A dica é plantar cada espécie em um vaso diferente e inserir os dois vasinhos em um único cachepô!

Gostaram das dicas? Então, chegou a hora de colocar a mão na terra! Investir na decoração verde é uma ótima sugestão para levar vida aos ambientes! 🙂

Fonte: Minhas Plantas.

Comentários