Enquanto muitos prédios modernos em Cingapura se rebelam contra o clima tropical do país com espaços herméticos e climatizados, o escritório de arquitetura internacional Guz Architects decidiu abraçar o ambiente natural em seu projeto da Willow House. A casa assume uma aparência vívida com espaços abertos e bem ventilados, que utilizam princípios de design passivos e ventilação cruzada para resfriamento. Envolta em trepadeiras e organizada em torno de lagoas e jardins, a casa parece uma extensão de seu ambiente exuberante.

Casa em Cingapura abraça a natureza por todos os ângulosAbrangendo quase 900 metros quadrados, a Casa Willow foi concluída em 2012 para um jovem casal com três filhos pequenos. “A casa teve como objetivo criar espaços dinâmicos que incentivam o brincar e a interação”, disseram os arquitetos. Rodeada por árvores altas, a casa está localizada em um oásis de tranquilidade que parece um mundo à parte do ambiente urbano denso pelo qual Cingapura é famosa.

Casa em Cingapura abraça a natureza por todos os ângulos

Leia mais: Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney

Orientada para otimizar o acesso a brisas refrescantes, a residência de dois andares está disposta em um plano em forma de L, que envolve um pátio central com um lago. Uma varanda aberta de um único andar, com um jardim acessível na cobertura, ancora um lado do pátio aquático e abriga os espaços de convivência. As outras áreas comuns – como a cozinha e sala de jantar –, bem como as áreas de serviço ocultas, estão localizadas no piso térreo, enquanto as áreas privadas são colocadas acima no primeiro andar. O quarto principal e os quartos das crianças estão localizados em lados opostos no primeiro andar.

Casa em Cingapura abraça a natureza por todos os ângulos

Leia mais: Refúgio verde se camufla em meio a natureza

Casa em Cingapura abraça a natureza por todos os ângulosUma passarela coberta ao ar livre no primeiro andar tem vista para o jardim na cobertura e para o pátio central, que compreende um grande viveiro de peixes e uma pequena ilha com árvores. “O movimento da água e do peixe traz vida ao pátio e atrai os olhos para longe da casa”, disseram os arquitetos. Na área entre a varanda e a cozinha, o viveiro transforma-se em um lago refletor de água doce e finalmente se transforma em uma piscina de 3 metros de profundidade, que reflete o layout em forma de L.

Casa em Cingapura abraça a natureza por todos os ângulos

Fonte: Inhabitat

Comentários