As hidrelétricas costumam provocar controvérsias quando o assunto é produção de energia limpa. Apesar de gerarem muito menos poluentes do que outras fontes de energia, as hidrelétricas podem causar alagamentos, o que impacta diretamente no meio ambiente. Isto sem mencionar as obras de instalação de uma usina, que, além de retirarem moradores ribeirinhos de suas casas, causam outros males à natureza.

Uma empresa belga, porém, garante que desenvolveu uma mini-hidrelétrica capaz de gerar energia renovável com o mínimo de impacto ao meio ambiente. Inspirada pela natureza, esta pequena usina pode ser instalada em rios, riachos e canais e promete gerar energia para até 60 casas. Além disso, ela ainda é amigável para os peixes.

Funcionamento

Uma pequena área próxima ao curso da água é escavada e uma espécie de bacia pré-fabricada de concreto é instalada ali. Um gerador e um impulsor são colocados no fundo da bacia. Parte da região escavada é preenchida e uma comporta é instalada. Ao abri-la, a água começa a correr pela usina e a turbina inicia a operação. A energia é produzida ininterruptamente e o curso do rio não é alterado. Dessa forma, não há riscos de alagamentos.

Mini-hidrelétrica gera energia limpa usando redemoinho

Leia mais: Água: reaproveitar é o caminho

A baixa pressão da turbina permite que os peixes passem por ela sem danos. O gerador é a única parte móvel da usina, o que ajuda a reduzir possíveis falhas e o custo com manutenção. Ao girar, a turbina produz um redemoinho capaz de gerar energia suficiente para alimentar até 60 casas. Batizada de Turbulent Vortex Turbine, ela é construída com um material resistente a pequenos detritos e areia.

Confira abaixo um vídeo que mostra em detalhes o funcionamento da usina.

Segundo a Turbulent, empresa responsável pelo projeto, a mini-hidrelétrica foi idealizada para oferecer uma fonte de energia renovável para zonas rurais em todo o mundo. Muitas comunidades ribeirinhas não têm acesso à energia elétrica, portanto trata-se de uma boa solução para estas regiões. Uma usina de demonstração de 15kW foi implantada no Chile e já gera energia para os moradores da região. A empresa garante ainda que a mini-hidrelétrica tem vida útil de 20 anos de produção contínua de energia.

Leia mais: Ar-condicionado é movido a energia solar

A usina ainda está em fase de testes na Bélgica e no Chile. A ideia dos criadores é aperfeiçoá-la até meados de 2018 para, a partir daí, ajudar pessoas em todo o mundo a criar sua própria turbina hidrelétrica. Já imaginou quantas comunidades ribeirinhas poderão se beneficiar com este projeto? Gerar sua própria energia utilizando o rio próximo à sua casa e ainda sem prejudicar a natureza é uma excelente solução sustentável. 🙂

Comentários