Deitar em uma rede para descansar é uma delícia! Quando colocada em uma área externa ou em uma varanda, a rede torna-se ainda mais convidativa! Balançar e ter aquele ventinho batendo no rosto proporciona uma sensação muito gostosa. Já mostramos aqui no blog algumas dicas para você montar um cantinho verde em seu condomínio, e, provavelmente, ao adicionar a esse local uma rede, você o tornará ainda mais atrativo.

Além de proporcionar excelentes momentos de descanso, a rede é usada para decorar os espaços. Ao ser colocada em ambientes cercados pelo verde, ainda proporciona contato direto com a natureza, intensificando a sensação de bem-estar. As redes podem ser produzidas com diferentes materiais, mas uma artista espanhola apresentou uma ideia muito inovadora: uma rede viva, produzida com uma planta que não utiliza solo!

rede-viva-02Ainhoa Garmendia é uma designer de produtos muito preocupada com questões ligadas à sustentabilidade, sobretudo com o problema do desperdício. “Estamos muito acostumados a objetos de vida curta. Nós apenas substituímos, em vez de reparar. Fomos ensinados que a reciclagem é boa, quando a solução real é apenas reduzir e não produzir desperdício. Estamos abusando de nossos recursos limitados, estamos poluindo infinitamente nosso planeta”, diz Garmendia.

rede-viva-04Com tal pensamento, ela desenvolveu um projeto de pesquisa com o objetivo de criar objetos vivos que precisam de cuidado e, portanto, não devem ser jogados fora nem desperdiçados. Assim nasceu a Naturalise, uma rede viva, tecida a partir de uma planta que não precisa de solo para crescer e requer pouca água.

rede-viva-03A Tillandsia usneoides, também conhecida como musgo espanhol, foi a planta escolhida para o projeto. Com fibras longas e suaves, ela é perfeita para o trabalho, que é realizado à mão pela própria artista. “A natureza é uma grande inspiração para soluções infinitas. Aproveitamos os benefícios das plantas, no entanto, elas têm muitas características estruturais e funcionais a serem aplicadas ainda quando estão vivas”, conta Garmendia.

rede-viva-01A Naturalise esteve presente em uma exposição dentro da Semana de Moda de Milão este ano, mas ainda não temos detalhes do projeto. Não sabemos se haverá produção para venda, se será apenas um objeto decorativo ou se será possível relaxar nela. Pare e pense… Se deitar na grama já é uma delícia, imagina deitar em uma rede viva? Com o aconchego da natureza e um leve balanço, seria praticamente impossível resistir a um cochilo (risos)!

Fonte: Inhabitat

Comentários