Os desertos são conhecidos pelo clima extremo, pouco favorável para o desenvolvimento da vida. A baixa umidade e o solo pouco fértil, geralmente formado por areia e rochas, tornam o plantio um desafio e tanto. Cactos e gramíneas são algumas espécies capazes de sobreviver nessas condições, mas, se depender de uma empresa holandesa, o plantio de outras espécies no deserto também será possível!

A Land Life Company desenvolveu um vaso biodegradável que permite que árvores e plantas cresçam em condições áridas, ajudando a revitalizar ecossistemas e comunidades. Chamado de Cocoon – casulo, em tradução livre –, o vaso foi projetado para oferecer as condições favoráveis para as mudas durante seu primeiro ano, geralmente o mais crítico.

Vaso biodegradável propicia o plantio no desertoAo fornecer água e abrigo, o vaso estimula as mudas a produzirem uma estrutura saudável e profunda, explorando o suprimento de água subterrânea em seu primeiro ano. Dessa forma, o Cocoon permite o desenvolvimento de árvores fortes e independentes que não necessitam de irrigação externa e podem sobreviver em condições adversas.

Leia mais: Vaso de papelão dobrável é usado para plantar orgânicos

Segundo os criadores, o Cocoon pode ser utilizado para restaurar ecossistemas que foram danificados por cortes de árvores, secas, inundações ou desenvolvimento urbano, industrial e de mineração. O vaso pode ser implantado em grandes extensões de terra, incluindo áreas com encostas e solo rígido, onde a irrigação tradicional não funciona. Confira abaixo outros benefícios do Cocoon:

Eficiência da água

O Cocoon requer de 1% a 10% da água usada pelos sistemas tradicionais de irrigação de árvores. Essa abordagem resulta no uso mais responsável e sustentável da água. A restauração do solo superior com este vaso melhora a infiltração das águas pluviais, permitindo que a árvore aproveite melhor as chuvas.

Baixo custo

O Cocoon custa de 3 a 10 vezes menos do que outras alternativas, como a irrigação por gotejamento.

Vaso biodegradável propicia o plantio no deserto

Biodegradável

O Cocoon degrada em até seis meses e se torna substrato para o solo. Não há custos de manutenção ou remoção dos componentes do produto.

Sobrevivência e resiliência

Os experimentos feitos mostram que as árvores nativas plantadas com este vaso podem alcançar taxas de sobrevivência de 80% a 95% em áreas onde as árvores plantadas sem apoio mostram taxas de sobrevivência de 0% a 40%.

Vaso biodegradável propicia o plantio no deserto

Leia mais: Pote de cerâmica irriga plantas por até um mês

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre o funcionamento deste vaso biodegradável:

Comentários