Saiba onde e como descartar pilhas, baterias, celulares e outros eletrônicos no RJ

Você sabia que apenas 15% do lixo eletrônico produzido no Brasil é reciclado? Segundo a ONU, nosso país gera cerca de 360 mil toneladas desse tipo de lixo, que inclui pilhas, baterias, celulares e até computadores velhos. Agora imagine que cada brasileiro é responsável pela produção de meio quilo de tudo isso.Muita coisa né? Fora que, além de possuir substâncias tóxicas que fazem mal à saúde, o lixo eletrônico acaba sendo um transtorno, pois muita gente não sabe como jogá-lo fora.

Por esse motivo, reunimos cinco dicas de locais que vão te ajudar a descobrir a  forma mais prática de descartar o seu lixo eletrônico no Rio de Janeiro. Vamos ver?

1) Centro Empresarial para Reciclagem (Cempre)

Já falamos do Cempre aqui. É uma associação empresarial dedicada à promoção da reciclagem e gestão integrada do lixo. Através do site, você consegue localizar endereços para reciclagem de eletroeletrônicos no Rio de Janeiro e também em outras cidades do Brasil.

2) Carrefour

Tem um Carrefour perto da sua casa? Então você já tem onde descartar parte do seu lixo eletrônico. As lojas da rede de supermercado no Rio de Janeiro recebem baterias e pilhas para reciclagem.

3) Pão de Açúcar

Famoso por suas campanhas a favor da sustentabilidade, o Grupo Pão de Açúcar tem uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e disponibiliza aos consumidores coletores para o descarte de pilhas e baterias usadas. Todas as lojas do Grupo possuem os coletores, incluindo Pão de Açúcar, Extra Hipermercado e Supermercado, MiniMercado e Assaí.

4) HP

Sabe a HP, empresa que fabrica computadores, notebooks e impressoras? Pois é, ela também pode te ajudar na hora de descartar esse tipo de material, além de cartuchos de tinta e qualquer equipamento da marca que esteja fora de uso através de seu Programa de Reciclagem. Para tirar dúvidas e obter mais informações, envie um e-mail para reciclagem@hp.com

5) Motorola

A empresa recebe celulares para destinar à reciclagem. Seu celular não é Motorola? Sem problemas! Qualquer marca de aparelhos e acessórios é bem-vinda para a Motorola. Basta entrar em contato através do e-mail recycling@motorola.com ou acessar o site da marca para localizar a assistência técnica autorizada mais próxima.

E a partir de hoje, a estação Carioca do Metrô Rio, no Centro da cidade, recebe um ponto de coleta oficial para esse tipo de resíduo. A ação é da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e será realizada até o dia 20 de dezembro.

Viu como algumas alternativas estão mais próximas do que a gente imagina? Agora é só juntar o lixo eletrônico da sua casa ou do seu condomínio e entrar em contato com um dos órgãos acima. Para facilitar, sugira ao seu síndico a implantação de um coletor desse tipo de lixo em uma área comum do edifício ( como a garagem, pro exemplo). Assim, todos os moradores podem depositar seus resíduos eletroeletrônicos ali, para que o condomínio possa descartar tudo de uma só vez. 😉

Comentários