Já imaginou pagar pouco mais de R$ 7 reais por mês na conta de energia? Parece um sonho, mas, acredite, este é o valor que um casal do Reino Unido paga mensalmente (cerca de £ 15 por ano). Colin Usher, o proprietário, é um arquiteto apaixonado pelo uso de energias renováveis, que, ao adquirir o terreno do imóvel, resolveu colocar em prática suas ideias.

casa-eficiência-energética-01
Colin Usher com sua esposa Jenny

A propriedade possui um reaproveitamento energético tão bom que a casa perde apenas um grau por dia quando o sistema de aquecimento está desligado. Para isto, Colin investiu no isolamento térmico utilizando concreto, madeira e janelas com três camadas de vidro para reter o calor. O telhado possui painéis solares que produzem energia para os aparelhos domésticos e para a iluminação que, durante o dia, é obtida de forma natural, devido às janelas no teto e ao pé-direito alto.

casa-eficiência-energética-12
A casa possui painéis solares.
casa-eficiência-energética-05
Janelas garantem iluminação natural
casa-eficiência-energética-02
A madeira ajuda no isolamento térmico

Leia mais: 4 bons motivos para apostar na energia solar.

Nas partes altas da casa, Colin instalou um inteligente sistema de ventilação, que armazena o calor gerado por chuveiros e fogões, devolvendo ar fresco para os ambientes de convivência. Para completar, uma bomba de calor de alta tecnologia suga o ar exterior e aquece a água encanada que corre por baixo do piso.

casa-eficiência-energética-06
O calor gerado pelo fogão é armazenado
casa-eficiência-energética-07
Sala de jantar
casa-eficiência-energética-09
Banheiro
casa-eficiência-energética-13
Um dos quartos da casa

A casa ganhou recentemente o prêmio Swig Awards de melhor Novo Edifício Doméstico, na categoria Eficiência Energética, e Colin assegura que o projeto não saiu tão caro: “Essa casa acaba com o mito de que uma residência eco precisa ser muito cara e feia”, contou ele, que garantiu que o custo total da construção, desde a compra do terreno até a finalização da obra, ficou próximo ao custo de casas de quatro quartos na região. Investir em eficiência energética faz diferença e esta casa é a prova disto!

 

Fonte: Casa Vogue

Comentários