Reservatório criado há cinco anos garante água de reúso para limpeza e jardins

A possibilidade de falta de água no Rio de Janeiro pode ter chegado agora, mas, para o síndico Arnon Velmovitsky, a economia começou há cinco anos, quando resolveu criar uma política de controle de desperdícios e reaproveitamento de água da chuva no condomínio do Edifício Midtown Nova Ipanema, na Barra da Tijuca. O preço elevado da conta de água foi o fator motivador para que o edifício comercial de 147 unidades, entre lojas e salas comerciais, implantasse com sucesso essa nova forma de consumir água.

O reaproveitamento de água da chuva do prédio é feito através de um reservatório criado especialmente para isso, com capacidade para armazenar até 12 mil litros. Todo esse volume de água é utilizado para limpeza das áreas externas e irrigação do extenso jardim que envolve a fachada de entrada do condomínio.

“A política de controle foi iniciada há cinco anos por conta dos altos valores da tarifa de água no Rio de Janeiro. Hoje já estamos estudando a instalação de calhas nos telhados para captar ainda mais águas pluviais” explica Arnon, que afirma que o retorno financeiro na conta de água veio em menos de seis meses após a instalação do reservatório para o reaproveitamento de água da chuva, representando uma economia de 30% para o condomínio.

Em paralelo ao reaproveitamento de água da chuva, Arnon também promoveu uma inspeção de vazamentos em todo o condomínio, a custo zero para os lojistas. Segundo Jaqueline, braço direito de Arnon na gestão administrativa, a dupla não tinha noção de quanto de água pode ser economizado após o fim dos vazamentos.

Com o bom resultado de todas estas medidas, os condôminos não só apoiam a iniciativa do síndico, como possuem total liberdade

para sugerir novas medidas para redução do consumo. Em entrevista à rádio CBN, o síndico explica como surgiu todo o processo e sinaliza o interesse do condomínio em expandir essas ações de sustentabilidade que visam a redução do consumo.

Clique aqui e confira o áudio da entrevista na íntegra!

 
 

Comentários