Bogotá, a capital da Colômbia, pode se orgulhar de um exuberante espaço verde no coração da cidade. Trata-se do maior jardim vertical do mundo, instalado na fachada do edifício residencial Santalaia, no bairro de Rosales. A cobertura vegetal tem como função reduzir o efeito da ilha de calor da região, além de oferecer um respiro verde aos moradores do edifício e dos prédios do entorno.

O jardim vertical é composto por 115.000 plantas nativas, capazes de produzir oxigênio suficiente para 3.000 pessoas. Com aproximadamente 3.000m² de vegetação, o jardim consegue processar 1.708 quilos de metais pesados, capturar 881 quilos de poeira e filtrar mais de 2.000 toneladas de gases tóxicos.

maior-jardim-vertical-do-mundo-01O projeto possui um complexo sistema de irrigação, constituído por 42 estações, que realizam a rega mediante a quantidade de umidade e radiação solar na região. Além disso, parte da água utilizada pelo sistema provém dos apartamentos, visto que a água descartada pelas unidades é reaproveitada para esse fim.

Leia mais: Escada verde leva vida a edifício em Londres

maior-jardim-vertical-do-mundo-04Levando em consideração o planejamento e a execução, o maior jardim vertical do mundo demorou cerca de 16 meses para ficar pronto. A Groncol, uma empresa de paisagismo da Colômbia, foi a responsável pela implantação do projeto, que utilizou um sistema chamado P+F, criado e patenteado pela empresa espanhola Paisajismo Urbano.

Leia mais: Pequeno jardim vertical decora e produz brotos comestíveis

Segundo os criadores, o sistema é baseado em hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo. Isto permite fácil adaptação às fachadas e paredes interiores, independentemente do grau de inclinação. O sistema P+F é composto por quatro camadas, que incluem uma ripa de metal, uma camada dupla de material têxtil sintético, que serve tanto de apoio quanto de substrato para a hidroponia, e a vegetação.

maior-jardim-vertical-do-mundo-03O maior jardim vertical do mundo é um belo exemplo de como é possível inserir a natureza no dia a dia das pessoas. Como já mostramos aqui no blog, áreas verdes fazem bem à saúde, portanto, investir em tais espaços pode fazer a diferença para a melhora da qualidade de vida da população. Aproveite este texto e inspire-se! Que tal montar um espaço verde em sua casa ou condomínio? Não precisa ser o maior do mundo (risos). Um cantinho verde já pode trazer efeitos positivos para os moradores! 😉

Comentários