Acessar a internet a qualquer hora e em qualquer lugar transformou a forma de comunicação entre pessoas do mundo todo. Pagar as contas de casa e efetuar compras pela internet também já se tornaram um hábito para muita gente. E é justamente por estas atitudes já estarem inseridas na rotina de tantas pessoas que fica difícil imaginar a vida sem internet, não é mesmo? Mas, você sabia que estima-se que quatro bilhões de pessoas em todo o mundo não tem acesso a internet?

Pensando em uma forma de ajudar a mudar este cenário, a Computer Aid International, uma fundação que atua com tecnologia digital em comunidades carentes, propôs uma parceria ao escritório de arquitetura britânico Squire and Partners para o desenvolvimento de pequenos centros de educação para crianças e adolescentes.  O projeto precisava ser barato e autossuficiente energeticamente, visto que muitas comunidades não possuem energia elétrica. Foi assim que surgiu o Zubabox!

zubabox-sixzeromedia-computer-aid-01
O Zubabox comporta em média 11 pessoas | Sixzeromedia/Computer Aid

O Zubabox foi construído a partir de um contêiner marítimo que foi reaproveitado e adaptado para receber computadores. Para garantir a entrada de luz natural e promover a ventilação cruzada, janelas foram posicionadas de forma estratégica. Já a autossuficiência energética foi obtida a partir de painéis solares, instalados no grande telhado do Zubabox, que também proporciona sombra nos dias de sol intenso.

zubabox-sixzeromedia-computer-aid-04
Painéis fotovoltaicos garantem a autossuficiência energética | Sixzeromedia/Computer Aid

Já existem 12 Zubaboxes em atividade, onze em países da África e um na América Latina. Na cidade de Cazuca, na Colômbia, o projeto recebeu o nome de Dell Solar Learning Lab (Laboratório Solar de Aprendizado Dell, em tradução livre), o primeiro que contou com a parceria da empresa norte-americana de computadores. O laboratório recebeu ainda um deck na parte externa para promover a integração com a comunidade.  Para dar um charme especial ao local, árvores nativas foram plantadas em tambores de óleos reciclados.

Leia mais: Conheça o primeiro hostel feito com contêineres do Brasil

zubabox-sixzeromedia-computer-aid-06
Tambores de óleos foram reaproveitados | Sixzeromedia/Computer Aid

Para a Computer Aid International, o objetivo do Zubabox vai além de levar internet a comunidades carentes em regiões remotas do planeta. Ele tem uma função social muito importante, pois oferece a oportunidade dos jovens terem acesso a cursos, treinamentos e educação online e diminui o sentimento de isolamento, visto que podem estar conectados ao resto do mundo através de um click.

Leia mais: Conheça a casa feita com contêineres e pallets

zubabox-sixzeromedia-computer-aid-02
O Zubabox é um pequeno centro de educação | Sixzeromedia/Computer Aid
zubabox-sixzeromedia-computer-aid-07
Zubabox localizado em Cazuca, na Colômbia | Sixzeromedia/Computer Aid

É muito triste saber que ainda existem tantas comunidades sem acesso à água potável, rede de esgoto e energia elétrica. Em um ambiente onde falta o básico para viver com dignidade, ter acesso a informação pode fazer a diferença para o futuro destes jovens. Adoramos o projeto e esperamos que ele possa chegar a outras regiões do planeta. Se você também gostou, compartilhe! 🙂

Comentários