Coleta em condomínios é o foco deste grupo de catadores que se reuniu em prol da reciclagem

Um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros d’´água. Foi pensando no tamanho desse prejuízo que a cooperativa de reciclagem FLEXCOOP nasceu, para oferecer aos moradores do Rio de Janeiro uma alternativa simples, prática e funcional para o descarte correto de óleo de cozinha nos condomínios da cidade.

Criada por um grupo de catadores que atua na área de coleta seletiva de lixo em geral, a FLEXCOOP vem se destacando pelo seu forte trabalho com a coleta de óleo em residências, restaurantes e estabelecimentos comerciais do Rio. De acordo com Waldyr Jr., diretor comercial da cooperativa, o objetivo vai além da preservação do meio ambiente.

“É muito importante não contaminarmos o meio ambiente através de um descarte correto de óleo de cozinha, mas o nosso projeto vai além. Assumimos um compromisso com os cidadãos e sempre que somos chamados para coletar, estamos gerando emprego, renda e inclusão social aos catadores da cooperativa” – explica Waldyr.

Por trabalhar com produção de comida para entregas em domicílio e empresas do bairro Maracanã, a cozinheira Ana Cristina Toste descarta quase que diariamente uma quantidade considerável de óleo.

“Ao todo, chego a produzir 800 quentinhas por mês. Antes da parceria com a FLEXCOOP, cheguei a precisar descartar o óleo no lixo comum, pois não conseguia ninguém para vir retirar as garrafas PET acumuladas com o material. Até que um vizinho me indicou essa empresa e resolvi testar. Há dois anos estou com eles e funciona muito bem” – conta a cozinheira, que sofre por não ter coleta seletiva de lixo no seu bairro.

Há oito anos no ramo de entrega de quentinhas, Ana Cristina comenta ainda que de tempos em tempos os tonéis para depósito do óleo são trocados pela própria empresa, que, além disso, fornece produtos de limpeza como sabão em barra, detergente e desengordurante produzidos a partir do óleo coletado.

O mesmo acontece no condomínio em que Francisco de Assis Souza trabalha. Há sete anos à frente da portaria, ele conta que a coleta da FLEXCOOP só trouxe benefícios para o prédio de 105 apartamentos:

“É muito bom para o condomínio ter uma empresa que faça essa coleta de óleo sempre. Quando o coletor fica cheio, a gente liga e eles logo aparecem para recolher. Por aqui funciona muito bem, foi bom para incentivar o descarte correto de óleo. Antes cada morador fazia de uma forma, nem sempre respeitando o meio ambiente” – comenta Francisco, que organizou a coleta com os moradores e os ensinou a separar corretamente o óleo – colocando-o em garrafas PET. O próprio Francisco deposita o óleo armazenado nas garrafas no coletor oferecido pela empresa.

Como solicitar a coleta para o seu condomínio?

Para que o seu condomínio seja parceiro da FLEXCOOP e passe a receber a coleta de óleo de cozinha, basta ligar para o Disk Coleta – 4141 9741 ou para um dos telefones a seguir: 98255-7376 / 99145-1987 / 7891-0484

Também é possível entrar em contato através do e-mail flexcoop@hotmail.com

Vale lembrar que o serviço é totalmente gratuito e deve ser agendado quando houver uma quantidade considerável de óleo de cozinha armazenado. Fica a dica!

Comentários