Sabe aquele ditado que diz que uma andorinha só não faz verão? Se fosse aplicado à sustentabilidade, ele seria uma pouco diferente, algo como: uma andorinha só pode até ser bonitinha e esforçada, mas um bando inteiro, fará um verão inesquecível! 🙂 Deixando a brincadeira de lado, sempre lembramos aqui no blog que cada atitude individual, por menor que seja, faz a diferença para um mundo mais sustentável, porém, ao juntarmos várias pequenas atitudes, teremos um resultado ainda melhor!

Muitas pessoas gostariam de começar a agir de forma mais sustentável, mas, por não saberem por onde começar, não saem do lugar. E é exatamente por isso que é tão importante plantar a sementinha da sustentabilidade diariamente no dia a dia das pessoas. A informação está presente na tv, nos jornais, na internet, mas concentrar ideias e divulgá-las pode ser determinante para que mais pessoas deem o pontapé inicial. E sabe um ótimo lugar para compartilhar este tipo de informação? O seu condomínio! Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a disseminar a cultura da sustentabilidade onde você mora:

Leia mais: Como começo um trabalho de sustentabilidade no meu condomínio?

1. Reserve um espaço no mural de avisos do condomínio para dar dicas sustentáveis:

aviso-mural-01

Que tal, toda a semana, apresentar uma dica nova no mural? É possível abordar temas como economia de energia, consumo consciente de água, descarte correto de materiais, entre outros.

Leia mais: Veja dicas simples para deixar sua casa mais sustentável

2. Nas reuniões de condomínio, separe um tempinho para falar sobre sustentabilidade:

reunião-condomínio-01

Para começar, apenas cinco minutinhos podem ser suficientes para a troca de dicas e informações. Aproveite este tempo para ouvir as sugestões dos demais condôminos!

3. Crie “listinhas verdes”:

Lista-de-Ecopontos

Crie listinhas de ecopontos, ou seja, aqueles lugares que recebem materiais para serem posteriormente reciclados ou descartados corretamente. Você pode fixar a lista no mural de avisos ou entregar para os condôminos na reunião de condomínio. Você pode listar os lugares que fazem coleta de óleo de cozinha, recebem remédios vencidos, aparelhos de celular inutilizados, lâmpadas fluorescentes, etc.

Leia mais: Saiba como descartar remédios e outros materiais de forma correta

4. Crianças devem aprender desde cedo:

gincana-sustentabilidade-02

Se o seu condomínio tem jardim, que tal reunir a criançada para ajudar no cuidado com as plantas? Escolha um sábado ou domingo e mostre pra molecada a importância das plantas para nossa vida e os cuidados que elas precisam para crescerem saudáveis e bonitas.

Leia mais: Saiba como fazer uma gincana da sustentabilidade

Como vocês viram, disseminar a cultura da sustentabilidade em seu condomínio é mais fácil do que você imaginava! Se você tem interesse pelo tema e acredita que é possível viver em um mundo mais sustentável, compartilhe seu conhecimento com seus vizinhos e amigos e fique sempre atento aos nossos posts! Nós do Blog Condomínios Verdes acreditamos no poder da informação, por isso buscamos levar até você conteúdos relevantes sobre sustentabilidade, que façam refletir e contribuam para uma mudança de atitude. Sejamos um bando de andorinhas prontas para fazer um lindo verão! 😉

Comentários