Cuidar da horta ou do jardim de casa ou do condomínio é considerado por muitos uma terapia. Tirar um tempinho para colocar a mão na terra, seja para adubar ou regar as plantas, propicia momentos de relaxamento e lazer para quem é apaixonado por jardinagem. Mas você sabia que é possível reaproveitar diversos materiais que iriam para o lixo em nosso jardim? Confira as dicas incríveis que a nossa jardineira preferida, Carol Costa, do portal Minhas Plantas, separou pra gente!

Crie seu próprio vaso

Algumas plantas não precisam de muito espaço para se desenvolver. Existem ainda aquelas espécies que devem ser plantadas em pequenos espaços antes de serem colocadas em vasos maiores. Dica: em vez de comprar pequenos vasinhos, invente seu próprio vaso! 😉

Dicas para reaproveitar materiais na jardinagem – Parte 1

  1. Sabe aquela caixa de suco que você costuma jogar fora? Ao cortá-la ao meio, é possível utilizá-la como vaso para plantar sementes e pequenas plantas.
  2. As cápsulas de café são usadas uma única vez e logo depois descartadas. Mas você sabia que elas são excelentes para plantar sementes? E mais: não é preciso nem limpar a cápsula, caso haja resquícios de pó de café. Dica: achate a parte de baixo para seu vasinho não ficar balançando!
  3. Embalagens de plástico são ótimas para quem deseja começar uma horta, pois, quando as espécies são “bebês”, elas são mais frágeis e precisam de ambientes constantemente úmidos. Embalagens com tampa proporcionam as condições ideais para o desenvolvimento das plantas em sua fase inicial. Algumas delas já vêm com furinhos, o que as torna perfeitas.

Leia mais: Cactos e suculentas: acerte na rega com estas dicas

Camada de drenagem

A camada de drenagem é muito importante para conter o excesso de água da rega. Você pode utilizar materiais clássicos de jardinagem, como argila expandida, mas também pode reutilizar alguns materiais que você já tem em casa.

Dicas para reaproveitar materiais na jardinagem – Parte 1

  • Rolhas – Sabe aquela coleção de rolhas que você ou seu amigo tem guardada? Que tal atribuir uma nova função a ela? Utilize-a como camada de drenagem!
  • Bandejas de isopor – Este é aquele típico material que não serve para quase nada, além de poluir o meio ambiente. Mas agora você já sabe como aproveitá-lo na jardinagem: pique de forma grosseira e utilize o isopor para drenar a água da rega.
  • Vasos quebrados – Se o vaso da sua planta quebrou, não se desespere, pois os pedaços também podem ser reutilizados como camada de drenagem.

Leia mais: Plantas dentro de casa trazem benefícios para a saúde

Gostou? Então compartilhe com seus amigos! E fique ligado, pois, na próxima semana, daremos mais dicas como estas!

Fonte: Programa Vida Melhor

Comentários