Consumidores estão mais preocupados com o impacto de suas ações no meio ambiente

“É impressionante como o Rio de Janeiro está antenado com o meio orgânico e natural. Depois do resultado dessa pesquisa, renovei minhas esperanças”. A frase é da Simone Terra, Diretora de Estratégia da Dia Comunicação, agência que desenvolveu junto ao portal Mundo do Marketing e à empresa Opinion Box, uma pesquisa sobre hábitos de consumo consciente com mais mil internautas. A gente foi conferir de pertinho com exclusividade o lançamento dos resultados no último dia 5 e conta tudo pra você agora!

Realizada em outubro de 2014, a pesquisa contou com 1.138 entrevistas feitas online e buscou entender o perfil do internauta brasileiro em relação ao consumo consciente de marcas e produtos. Os números endossam o feedback que temos aqui no Blog quando revelam que 53% das respostas vieram de mulheres, mostrando que o público feminino tende a estar mais engajado com os temas de sustentabilidade. Mas não parou por aí. Mais da metade dos entrevistados disse que procura formas e embalagens menos prejudiciais de transportar produtos (56%) e costuma ler os rótulos para avaliar a quantidade de itens como sódio, glúten, lactose e conservantes (57%). Ainda sobre alimentação, 48% estão buscando consumir mais produtos naturais do que industrializados e 33% afirmaram que consomem produtos orgânicos.

Quando o assunto é saúde e bem-estar, 42% buscam se medicar utilizando produtos naturais, homeopáticos ou alimentos funcionais e 34% afirmam fazer uso de medicina preventiva ao invés de curativa, sinalizando que as pessoas estão cada vez mais se preocupando com saúde.

Cresce o número de adeptos ao estilo de vida sustentável

Dos 85% entrevistados que dizem estar adotando medidas para economizar água e luz em seu dia a dia, 52% afirmam adotá-las sempre, independente de momentos de crise. As respostas também revelaram que a população está buscando novas formas de se locomover pela cidade: 50% afirmam dar preferência a transportes públicos, bicicletas ou caminhadas para percorrer distâncias menores que 2 km.

Quanto ao consumo consciente para reciclagem de lixo, os internautas mostraram que estão em dia: 52% reciclam lixo em suas casas, sendo que 34% destes afirmam ter criado o hábito de realizar a coleta seletiva sempre. Dos 56% que utilizam papel e artigos reciclados, 60% são mulheres.

Leia também: Coleta seletiva: seu condomínio está fazendo certo?

A pesquisa aponta ainda que 45% dos internautas afirmam estar reduzindo o consumo de bens supérfluos para reduzir o uso dos recursos naturais.

Empresas com práticas sustentáveis são mais atraentes

E para quem achava que o universo corporativo ficaria de fora, aqui vão os números: 31% dos consumidores entrevistados afirmam que se preocupam em buscar informações se a empresa da qual compram determinado produto utilizam trabalho infantil ou escravo.

Cerca de 54% dos entrevistados disseram que costumam dar preferência a empresas ou marcas que sejam reconhecidas por cuidarem do meio ambiente e 44% afirmam buscar informações sobre a adoção de práticas de consumo consciente e sustentabilidade pelas empresas para a qual trabalham.

Clique aqui e veja as ações internas de sustentabilidade feitas pelo Secovi Rio em 2014.

Com base nos resultados apurados, as empresas responsáveis pela pesquisa desenvolveram o ICC – Índice de Consumo Consciente. Nos dados gerais, os entrevistados apresentam um ICC mais alto em relação ao estilo de vida e mais baixo quando falamos de alimentação e saúde e bem-estar.

As mulheres possuem um ICC maior em todas as categorias, com exceção de alimentação e saúde e bem-estar, que tem uma pequena diferença dentro da margem de erro.

Comentários