Sol, piscina, férias, áreas de lazer abertas até mais tarde.  Entre os meses de outubro e fevereiro, período em que parte do Brasil adota o horário de verão, os moradores conseguem se divertir e relaxar nas áreas comuns dos prédios onde vivem sem se preocupar com o escurecer da noite. Durante o período mais quente do ano, condomínios alteram suas rotinas para proporcionar mais diversão aos moradores.

Em muitos edifícios do Rio, as piscinas e demais áreas de lazer têm o seu horário de funcionamento estendido garantindo diversão a quem não viaja durante a estação.

sr_carlos-5
Síndico estende horário de funcionamento da piscina no horário de verão. Crédito imagem: Daniel Wander

O síndico Carlos Antônio Bottino, do Condomínio Jardim Iaraquã, decidiu estender o horário de funcionamento da área de lazer da piscina durante o período do horário de verão. Gestor há 14 anos do residencial localizado no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste carioca, ele acredita que a medida é uma forma de beneficiar os moradores que não conseguem viajar ou que não estão de férias, mas querem aproveitar a claridade restante do dia quando chegam do trabalho. Por isso, a área fica aberta das 7 às 20 horas.

Para otimizar o trabalho dos dois guardiões contratados pelo edifício, o síndico autoriza que eles saiam mais cedo nos períodos frios do ano, quando não há muito movimento na piscina, e compensem essas horas durante o horário de verão.  Além de redobrar a segurança, Bottino explica que há um aumento de quase 40% na quantidade de pastilhas de cloro utilizadas para o tratamento da água da piscina.

Leia também: Economia de energia e horário de verão – Dicas para reduzir o consumo

Para o responsável pelo Programa de Eficiência Energética da Light, companhia de distribuição de energia da cidade do Rio de Janeiro, Antônio Raad, a maior vantagem do horário de verão para o país é a diminuição da demanda na ponta do sistema, tornando desnecessário ligar as usinas termoelétricas para a produção de energia e reduzindo custos, já que a produção de energia por este meio é o mais caro deles.

Embora já haja uma redução natural do consumo de energia durante o horário de verão é necessário estar atento às medidas que podem diminuir ainda mais a preocupação na hora de fechar as contas ao final do mês.

Confira abaixo cinco dicas que podem te ajudar a economizar energia elétrica sem sofrimentos:

  1. Substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes por de modelo LED;
  2. Checar se há vazamentos para que a bomba não seja sobrecarregada e gaste maior quantidade de energia;
  3. Adotar um sistema de iluminação inteligente com sensores de presença;
  4. Automatizar áreas de portaria e garagem;
  5. Checar se a sauna foi realmente desligada ao fim do uso

Clique aqui para conferir as medidas de outros síndicos na matéria completa da Revista Secovi Rio!

Comentários