Sustentabilidade marca construção que busca priorizar a qualidade de vida dos futuros moradores

Já imaginou morar numa grande cidade e ter a tranquilidade de desfrutar de lazer, bem-estar e qualidade de vida em contato com a natureza? Parece que a Barra da Tijuca será abençoada com este novo conceito de lugar para se viver, onde a sustentabilidade se faz presente desde a obra até a manutenção da operação da construção. Estamos falando da Ilha Pura, novo bairro planejado do Rio de Janeiro, que realiza seu lançamento neste sábado (11) e já nasce com um título inédito em toda a América Latina: o de bairro sustentável, certificado pelo selo LEED ND (Desenvolvimento de Bairros), do Green Building Council Brasil.

Com a missão de receber os atletas olímpicos para os Jogos de 2016, a Ilha Pura foi toda planejada dentro de princípios sustentáveis de urbanismo, buscando oferecer ao público da Barra não apenas uma moradia, mas um espaço público de alto padrão. O parque de mais de 72 mil metros quadrados pretende ser o grande centro de lazer e conexão entre os sete condomínios da Ilha Pura, que contará com quatro quilômetros de ciclovia, uma opção de deslocamento mais sustentável para seus moradores.

Falando em mobilidade…

Em construção pelas incorporadoras Carvalho Hosken e Odebrecht, a Ilha Pura também promete contribuir para o fim do nó causado no trânsito da região. Localizado próximo ao Riocentro, na Avenida Salvador Allende (hoje em obra de duplicação de pistas), o empreendimento estará próximo ao BRT, oferecendo acesso a outras macrorregiões da cidade.

Pilares sustentáveis

De acordo com o diretor geral da Ilha Pura, Maurício Cruz Lopes, o projeto do primeiro bairro planejado sustentável da América Latina foi naturalmente concebido dessa forma. A preocupação com a emissão de gases de efeito estufa, destinação correta de resíduos da construção e a utilização de sistemas economizadores de água e energia em todos os apartamentos pode ser considerado um diferencial do empreendimento, que já possui mais de 50% de sua obra concluída.

Tudo isso não só rendeu à Ilha Pura o inédito selo LEED ND, como também a certificação AQUA Bairros e Loteamentos, a primeira a levar em consideração as especificidades do Brasil para a elaboração dos critérios de desempenho da qualidade ambiental do edifício e dos requisitos para o sistema de gestão do empreendimento.

“A Ilha Pura vai ser um bairro que vai surpreender moradores, visitantes e até as pessoas de outras cidades que venham aqui para conhecê-la. Nos esforçamos para criar um ambiente que possa maximizar a qualidade de vida das pessoas” – afirma Maurício Cruz Lopes, diretor geral da Ilha Pura.

Espaço Ilha Pura

Um projeto tão bacana não poderia ser divulgado de forma diferente. A criação do Espaço Ilha Pura, ao lado do empreendimento, permite que os futuros compradores possam vivenciar de perto um pouco da experiência sustentável do novo bairro. Além de conhecer os ambientes decorados para os apartamentos e uma sala de cinema para exibição do filme sobre o nascimento da Ilha Pura, o Espaço oferece uma maquete incrível, que permite uma visão ampla e completa sobre a estrutura do bairro e as modificações positivas que promete trazer para o seu entorno.

ilha-pura-bairro-sustentavel
Foto: Aline Massuca/Divulgação

Aberto todos os dias, das 9h às 20h, o Espaço Ilha Pura conta ainda com uma oficina de brinquedos reciclados nos fins de semana, para quem quiser levar a criançada para se divertir enquanto conhece o novo empreendimento.

Nossa equipe, que esteve lá para conhecer o Espaço e saber mais detalhes sobre o empreendimento, não só recomenda a visita, como acredita que as novas construções podem encontrar na Ilha Pura um exemplo sustentável a ser seguido. Quem for visitar não deixa de contar pra gente o que achou, combinado?!

Comentários