Domingo, após tomar um delicioso café da manhã, você vai até a banca de jornal, aquela bem próxima ao seu condomínio, e compra seu “indispensável” jornal impresso. Após um breve papo com o jornaleiro, você volta para casa e começa a ler as últimas notícias do país e do mundo. Talvez alguém da sua família pegue a parte de esportes, pois seu time do coração venceu no dia anterior. Agora, fica a pergunta: depois de ler todo o jornal o que você faz com ele?

Se você mora em um condomínio com coleta seletiva, como o do síndico Antônio Valdeci Martins, vencedor da categoria “Condomínio Sustentável” do Prêmio Secovi Rio 2016, provavelmente, o jornal será descartado da forma correta e irá para a reciclagem. Mas, se seu condomínio não possui coleta seletiva, possivelmente seu jornal irá se juntar a vários outros materiais que poderiam ser reciclados, mas que devido ao descarte incorreto, vão parar em aterros sanitários.

Leia mais: Transforme seu jornal em um saquinho de lixo

O fato é que ler jornais impressos ainda faz parte da rotina de muitas pessoas que moram em condomínios, que não abrem mão deste hábito e não se preocupam com o impacto ambiental que isto pode causar. Pensando nisso, o jornal japonês The Mainichi decidiu imprimir suas notícias em um papel totalmente produzido com materiais recicláveis! E mais: teve a brilhante ideia de rechear suas folhas com sementes, permitindo, assim, que, depois de lido, o jornal seja plantado! Não é sensacional? 🙂

jornal-ecologico-02
Crédito imagem: Reprodução.

Para plantar o jornal, basta picar o papel em um vaso com terra. A tinta usada na impressão do jornal é 100% vegetal e, além de ser totalmente sustentável, ainda atua como fertilizante natural, pois contribui para o crescimento da planta. Depois, basta regar o vaso com os papeis picados até que as sementes germinem e o jornal se transforme em uma linda planta!

jornal-ecologico
Crédito imagem: Reprodução.

Aqui no Brasil, já existem empresas que trabalham com papel semente, mas nenhum jornal utiliza este tipo de papel! Esperamos que esta história inspire mais empresas a utilizarem este tipo de papel e que mais condomínios adotem a separação de materiais. Caso a sua cidade ainda não tenha coleta seletiva, verifique se existe alguma cooperativa que recolha estes materiais ou alguma empresa que compre os recicláveis. Faça a sua parte! 🙂

 

Fonte: Hypeness

Comentários