Buscando aumentar o bem-estar e a criatividade, espaço de coworking recorreu a 1.000 plantas para criar um ambiente refrescante e acolhedor

Plantas são um curinga para quem quer dar um toque mais refrescante e acolhedor ao escritório. Elas ajudam a quebrar a monotonia do ambiente de trabalho e deixam o clima bem mais leve. Estudos científicos, inclusive, relacionam as plantinhas à melhoria do humor e ao aumento da criatividade.

De olho nesses benefícios, um espaço de coworking localizado no vibrante Mercado da Ribeira, no coração da cidade de Lisboa, em Portugal, resolveu levar ao “extremo” o paisagismo. Nada menos do que 1.000 plantas se espalham por toda a sua área, alimentadas por um sofisticado esquema de hidroponia. Essa overdose de plantas resulta em um espaço hipnotizador e, ao mesmo tempo, absolutamente relaxante.

Leia mais: Áreas verdes: refúgios que fazem bem à saúde

O Second Home Lisboa (ou “Segunda Casa”, em tradução livre) quer que seus ocupantes se sintam bem, e a profusão de folhas é uma forma de tentar propiciar essa sensação. O negócio é um braço europeu da aceleradora criativa londrina de mesmo nome.

Overdose de plantas é o segredo deste lugar para trabalhar melhorQuase não há linhas retas nas mobílias dos “estúdios” distribuídos pelo edifício, que de quebra é banhado por muita luz natural, o que dá um toque ainda mais orgânico ao espaço.

“Nossa arquitetura é inspirada pela pesquisa acadêmica em psicologia evolutiva e biofilia (amor à vida e à natureza), e cada aspecto foi cuidadosamente projetado para apoiar o bem-estar, produtividade e criatividade”, diz o site da Second Home.

Overdose de plantas é o segredo deste lugar para trabalhar melhorPara a empresa, bem-estar e criatividade estão profundamente ligados, razão pela qual, além da overdose de plantas, os ocupantes dispõem de um espaço de bem-estar com aulas de ioga e pilates e atividades de corrida ao longo do Rio Tejo. E, para os amantes do surfe, um surf bus leva os trabalhadores até a praia para sessões de surfe antes e depois do trabalho.

O local conta ainda com uma biblioteca com mais de 2 mil livros em português e inglês e um bar, que fica aberto durante todo o dia, com comidas e bebidas, incluindo os tradicionais vinhos portugueses. A Second Home tem quatro salas privativas para reuniões e um espaço cultural, onde são realizadas sessões de filmes, música ao vivo e palestras com oradores de renome, investidores e outros líderes.

Overdose de plantas é o segredo deste lugar para trabalhar melhorO espaço de coworking já é ocupado por cerca de 200 pessoas de 30 empresas, que pertencem às mais diversas áreas, de moda e design a serviços financeiros e de tecnologia.

Leia mais: Escada verde leva vida a edifício em Londres

E então, gostaram deste espaço incrível? O coworking vem crescendo no mundo todo. Muitas pequenas empresas e startups buscam por tais espaços para trocar experiências e fazer bons negócios. Agora, imagina que incrível trabalhar em um local com esta overdose de plantas? Definitivamente o ambiente fica mais alegre e, segundo pesquisas, mais produtivo! 🙂

 

Fonte: Exame

Comentários