Adaptando conceitos de certificações ambientais no seu condomínio

Agora que você já conhece melhor os pontos mais importantes das principais certificações ambientais que existem no mundo, que tal entender como tudo isso pode influenciar na rotina do seu condomínio? Ainda que o seu prédio não se encaixe no perfil exigido para receber um selo verde de AQUA, BREEAM ou LEED é possível adaptar alguns conceitos e transportá-los para a sua realidade.

Certificações e números no Brasil

Como vimos na Parte I, as certificações AQUA e LEED possuem categorias específicas para classificar edifícios que pretendem ser mais sustentáveis. Nos dois casos, os edifícios são avaliados de acordo com suas características e ranqueados dentro de padrões estabelecidos por cada certificação.

Dados da Revista Green Building mostram que algumas construções certificadas no Brasil conseguiram economizar 20% em consumo de energia, 35% no consumo de água e 100% no uso de água potável para irrigação de plantas e jardins.

Como as certificações podem influenciar no dia a dia de um condomínio?

De acordo com o Green Building Council Brasil, estudos mostram que aproximadamente 80% dos custos durante a vida útil dos edifícios são originários de operação e manutenção predial, justamente as duas etapas que podem ser adaptadas para uma realidade sustentável. Confira as dicas abaixo e saiba como estar mais próximo da sustentabilidade todos os dias:

  • Economia de luz – Controle os gastos com iluminação utilizando sensores de presença, lâmpadas de LED e explore mais a luz natural.
  • Uso racional da água – Evite desperdícios com banhos longos e torneira aberta por muito tempo; procure saber mais sobre dispositivos que economizam o consumo de água em banheiros e também sobre técnicas para reutilização de água de chuva, por exemplo.
  • Busque a qualidade do ar interno e externo – Reduza o uso de fontes poluidoras como produtos de limpeza e tintas; evite pegar o carro para percorrer pequenos trajetos e faça manutenção dos filtros de ar condicionado.
  • Reaproveite materiais – Recicle, reutilize e seja um agente replicador da coleta seletiva de lixo.
  • Uso de madeira certificada – Ao decorar um ambiente, escolha produtos de madeira certificada e incentive a prática de reflorestamento.
  • Faça compras conscientes – Ao buscar produtos para compra, tanto para uso em áreas comuns, como nos apartamentos, sempre opte por aqueles que oferecem algum tipo de benefício ambiental, como o Forest Stewardship Council (FSC), para papel e madeira e Energy Star, para eletroeletrônicos.

Quer seguir as dicas acima, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. É só acompanhar nossos posts pra ficar por dentro de tudo que rola na área de sustentabilidade em condomínios e caso tenha alguma dúvida e/ou sugestão, basta deixar nos comentários ou enviar um e-mail para condominiosverdes@secovirio.com.br

Até a próxima!

 

Comentários