Que fumar faz mal à saúde todo mundo sabe, mas você já parou para pensar que o cigarro também faz mal para o nosso planeta? E são as famosas “bitucas” ou “guimbas” de cigarro as principais causadoras de malefícios ao meio ambiente. Isso porque muitos fumantes têm o péssimo hábito de jogar a bituca em qualquer lugar. Na calçada, no meio-fio, na água… Essa atitude, além de nada sustentável, pode ser considerada uma grande falta de educação, não é mesmo?

A bituca não é biodegradável e pode levar até cinco anos para se decompor por completo. Durante esse tempo, ela polui o solo, os rios e causa entupimentos que podem contribuir para o surgimento das enchentes. Outro problema grave é a relação das bitucas com os incêndios. Quando descartadas ainda acesas, são responsáveis pelo início de diversas queimadas. Portanto, apagá-las antes de descartá-las é fundamental!

Reciclagem das bitucas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as bitucas podem e devem ser recicladas. Um bom exemplo disso vem da cidade de Votorantim, em São Paulo, Brasil. Lá foi instalada a primeira usina de reciclagem de bitucas do país, capaz de transformar as guimbas de cigarro em papel. Através de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, caixas coletoras de bitucas foram espalhadas pela cidade, e o material descartado é recolhido pela Poiato Recicla, a usina responsável pela reciclagem. reciclagem-bituca-de-cigarro-01

Leia mais: Tijolo é produzido a partir de plásticos retirados dos oceanos

A partir de uma tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Brasília, que conta com processos de triagem e desintoxicação, é produzida uma massa celulósica que, após secar e desidratar, transforma-se em papel. A Poiato Recicla deu tão certo que o projeto se expandiu. Hoje existem cerca de 2.600 caixas em 17 municípios. Por mês, são coletados 130kg de bitucas. Para fazer uma folha de papel, são necessárias 25 bitucas de cigarro recicladas.

Ruim para a saúde do planeta e para a sua saúde

O cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas em sua fumaça, portanto, além de fazer mal ao meio ambiente, faz muito mal ao seu pulmão! E mais: essas substâncias contaminam o ar atmosférico e acabam afetando também a saúde dos chamados fumantes passivos, que são aqueles que não fumam, mas inspiram a fumaça liberada pelo cigarro.

Leia mais: Menino de 7 anos tem sua própria empresa de reciclagem

Portanto, a principal dica que podemos dar é não fume! Se você nunca fumou, não experimente e, se você já é fumante, tente parar de fumar! Enquanto você não consegue, lembre-se de sempre apagar a bituca antes de descartá-la nos coletores ou no lixo. 😉

Comentários