A 8ª edição do Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, o principal evento de construções verdes da América Latina, trará especialistas para falar sobre a Certificação Internacional WELL, que avalia questões como qualidade do ar, água, nutrição, luz, conforto, fitness e mente para garantir o conforto dos usuários.

Estudos do Green Building Council (GBC) mostram que as pessoas passam 90% do seu tempo em ambientes internos (residência, trabalho, escola etc.) e que melhorias no ambiente, tais como adequação da iluminação, qualidade do ar, entre outras, podem aumentar de 8% a 11% a produtividade dos habitantes.

Segundo o médico indiano Deepak Chopra, radicado nos EUA, professor e escritor de mais de 25 livros sobre espiritualidade e medicina corpo-mente, apenas 5% das doenças crônicas possuem origem genética, enquanto 95% são adquiridas no curso de nossa vida, pelo estresse, alimentação, ar que respiramos etc. Diante desse cenário, o GBC Brasil inicia um movimento para priorizar o aspecto social das edificações certificadas como “verdes”, em relação à saúde e ao bem-estar de seus moradores, usuários e visitantes.

Com isso em foco, a entidade vai abordar na 8ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo a qualidade das edificações do ponto de vista do usuário em diversos aspectos. Para abrir o evento, o GBC Brasil vai receber Rick Fedrizzi, CEO do International WELL Building Institute (IWBI), para apresentar o tema e avaliar as melhores práticas em construções e prédios verdes, pensando na qualidade do ambiente e no bem-estar de seus ocupantes.

Paralelamente, o assunto também estará em pauta nas palestras oferecidas no evento. O tema WELL e LEED: alinhamento para sustentabilidade avançada” será o objeto de discussão do workshop no dia 9 de agosto. Os palestrantes Anja Mikik e Sara Welton, do International WELL Building Institute, Megan Sparks, dos GBCI, e Eduardo Straub, da StraubJunqueira, abordarão a importância do alinhamento das certificações em edificação, para a preservação ambiental, benefícios econômicos e das pessoas.

Na ocasião, o GBC Brasil também lançará o relatório com o resultado de um trabalho em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP), que avaliou qualitativamente os ambientes de trabalho. A entidade criou o Comitê Saúde e Bem-Estar, com 46 especialistas, para atuar sob esse ponto de vista das construções.

De acordo com Felipe Faria, diretor-executivo do Green Building Council Brasil e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council, a promoção das melhores práticas em construções e edificações verdes não se restringe a reduções no consumo de energia e insumos, mas contempla também a qualidade do ambiente, tendo como fator de avaliação a satisfação do ocupante. “Essas mudanças na certificação das construções e edificações verdes fazem parte de um processo de aprimoramento no que diz respeito à formação de uma cultura sustentável em torno dessa cadeia produtiva e que tem gerado vantagens sociais, econômicas e sustentáveis”, completa Faria.

Faça o seu credenciamento

Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo 2017

Data: 8 a 10 de agosto de 2017

Local: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, 1, Parque do Estado, São Paulo)

Informações e credenciamento pelo site: http://expogbcbrasil.org.br/

Comentários