Loja incentiva o consumo consciente para reduzir geração de lixo

Já imaginou ir às compras num supermercado sem embalagens? Pode parecer impossível, mas a cidade de Berlim, na Alemanha, provou que não. Há cerca de três meses foi inaugurado o primeiro supermercado do mundo sem nenhum tipo de embalagem, incentivando a sustentabilidade e contribuindo para uma sociedade mais consciente em relação ao consumo e produção de lixo.

supermercado-sem-embalagens-01.jpg

O Original Unverpackt é um mercado completamente diferente de qualquer outro que você tenha conhecido. Lá, não há potes de iogurte, o shampoo se compra a galão e as verduras não são vendidas em sacos plásticos. Para comprar os produtos que você deseja, é preciso levar os recipientes de casa e reutilizá-los, sem que qualquer embalagem, saco ou pacote acabe indo para a lata de lixo. Para quem chega à loja despreparado, há um alternativa: um serviço de depósito de embalagens recicláveis fica disponível, assim como informações sobre a procedência e os ingredientes de cada produto que está nos balcões do supermercado sem embalagens.

supermercado-sem-embalagens-02
As sócias inventoras do negócio sustentável, Sara Wolf e Milena Lebowski

De acordo com a inventora e dona do negócio, Sara Wolf, o supermercado busca oferecer tudo aquilo que precisamos quando saímos às compras em um só local. “Você vai encontrar tudo que você precisa para viver. Cada produto foi cuidadosamente selecionado e testado por nós”.

supermercado-sem-embalagens-05

supermercado-sem-embalagens-03

No vídeo abaixo você confere um pouquinho do clima do supermercado sem embalagens na semana de inauguração, realizada em setembro de 2014.

 

Viram que bacana? Enquanto esta ideia de supermercado sem embalagens não chega por aqui, que tal fazer a sua parte levando sacolas retornáveis na hora de fazer compras?

Clique aqui e saiba como fazer uma eco-bag com camisetas velhas!

A gente também indica o Teste do Consumo Consciente para que você possa identificar os excessos da sua rotina e saber como iniciar uma vida de consumo mais consciente!

*Fonte: Mistura Urbana

Comentários