Quando você ouve a palavra abacaxi, o que vem a sua cabeça? Se você é uma pessoa otimista, talvez diga que se trata de uma fruta cítrica, suculenta, rica em fibras e repleta de vitaminas e minerais. Agora, se você for pessimista, possivelmente, irá remeter à expressão “descascar um abacaxi”, que significa lidar com um problema difícil de resolver. Pois, agora, quando você ouvir novamente esta palavra, você pode atribuir outra conotação: sustentabilidade! 🙂

O Piñatex é um tecido fabricado a partir das fibras das folhas de abacaxi. Com características únicas, como maciez, flexibilidade e força, o tecido, que é muito parecido com o couro, foi desenvolvido como uma opção sustentável para a fabricação de bolsas, sapatos e mobiliário. A retirada das fibras do abacaxi para a produção do tecido acontece antes mesmo da colheita da fruta. Após passar por um processo industrial, o tecido é criado, podendo ser tingido de várias cores e transformado em diferentes texturas.

pinatex-tecido-folha-abacaxi-04
As fibras das folhas de abacaxi são a base do Piñatex.

Outro diferencial deste tecido sustentável é a possibilidade do reaproveitamento da biomassa gerada como subproduto de sua produção. Considerada um adubo natural, ela pode ser reutilizada na plantação ou ainda vendida, gerando renda extra aos produtores. Vale ressaltar que todo o processo, incluindo a retirada das fibras, em nenhum momento, prejudica a produção do abacaxi.

pinatex-tecido-folha-abacaxi-01
Tênis da Puma feito com o Piñatex.

Leia mais: Como fazer ecobags em casa usando camisetas velhas

pinatex-tecido-folha-abacaxi-02
Bolsas também podem ser produzidas.

O Piñatex foi desenvolvido por Carmen Hijosa, uma designer espanhola que sempre demonstrou grande descontentamento com o fato de animais serem sacrificados em prol da indústria têxtil. Após trabalhar anos neste segmento, ela começou a pesquisar alternativas sustentáveis para a substituição do couro animal. Suas pesquisas foram intensificadas durante sua ida às Filipinas, onde ela percebeu que fibras naturais, em especial as do abacaxi, poderiam ser usadas para a criação de tecidos. Com o protótipo criado, ela fundou a start up Ananas Anam, que hoje se dedica a aprimorar e difundir o tecido feito a partir das fibras das folhas de abacaxi.

pinatex-tecido-folha-abacaxi-06
Carmen Hijosa é a criadora do Piñatex.
pinatex-tecido-folha-abacaxi-05
Mobiliário feito a partir das fibras das folhas de abacaxi.

Gostaram dessa ideia? Nós do blog achamos sensacional! Um tecido totalmente sustentável, que impede a crueldade animal e ainda gera lucro para os produtores. Muitas marcas lá fora já utilizam o Piñatex para a produção de protótipos sustentáveis. Esperamos que, em breve, estes tecidos possam ser fabricados em larga escala e que mais ideias como esta sejam desenvolvidas.

 

* Todas as imagens: Facebook Piñatex.

Comentários