A gente sabe que a vida em condomínio não é fácil. Administrar contas, finanças e outras questões exigem demais dos síndicos. Atritos entre vizinhos também são normais. Mas será necessário tanto peso? Durante as festas de fim de ano, principalmente no Natal, é muito comum fazermos uma retrospectiva sobre o ano que está chegando ao fim. As famosas promessas de ano novo costumam ficar pelo caminho, mas por que não repensar pequenas atitudes, para que a convivência entre condôminos seja mais agradável?

Dizem que gentileza gera gentileza e é com este pensamento em mente que gostaríamos de propor uma reflexão. Como está a convivência com seus vizinhos? Além de cobrar e reclamar com o síndico, você faz a sua parte para tornar a atmosfera do seu prédio melhor? Cumprimenta com frequência porteiros, vizinhos e demais funcionários do condomínio? Você tem praticado gentileza?

Viver neste mundo louco e moderno é complicado. Lidar diariamente com transporte público ineficiente, cobranças no trabalho, desemprego, barulho em excesso, contas a pagar e diversos outros problemas demanda um preparo físico e mental que muitas vezes não temos. A pressão é grande, mas, no meio disto tudo, existem sua casa, sua família, seus amigos e também seus vizinhos.

Nem sempre eles são culpados por nossas dores de cabeça. Por isso, sorria! O sorriso ilumina quem ri e, às vezes, oferecê-lo a algum vizinho pode ajudar a melhorar o dia dele. Se você acha que não tem motivos para sorrir, pense em tudo que te faz feliz. Aquele momento marcante com seu filho, um almoço especial em família, uma aventura com os amigos… Faça valer o seu direito de sorrir, ainda que o momento não pareça propício.

Neste Natal, o Secovi Rio e o Blog Condomínios Verdes desejam muitos sorrisos! Que a gentileza esteja mais presente em nossas vidas e seja compartilhada entre familiares, amigos e vizinhos.

Feliz Natal!

Comentários