Saiba como o lixo da construção civil pode servir de matéria-prima para o desenvolvimento sustentável
Você sabia que metade do lixo das grandes cidades vem da construção civil? A cada três casas construídas, uma casa inteira é desperdiçada em entulhos, que não sendo descartados corretamente, podem causar sérios danos ao meio ambiente. Pensando em reverter este cenário, o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac) e a Fundação Banco do Brasil se uniram para criar o Centro de Referência em Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolições (CRCD) em Osasco, São Paulo.
Como reciclar entulhos de lixo?A solução encontrada pelo CRCD envolve a criação de Usinas de Reciclagem de Entulhos, que, além de darem destinação correta ao lixo que vem das obras, ajudam a baratear o preço das construções, uma vez que o material reciclado pode ser transformado em matéria-prima para a geração de novos produtos do próprio setor, como argamassa de assentamento (usada para unir tijolos) e contrapiso (usado na preparação da superfície para aplicação do piso final).
O processo é simples: após a triagem dos resíduos, areia e pedras em geral são separadas para venda, para serem reaproveitados em outras obras. O concreto encontrado é utilizado para a produção de tijolos. O restante é conduzido ao equipamento de reciclagem.
ResultadosA UREOsasco, usina do CRCD, recicla, em média 200 toneladas de entulho por dia e, somente no primeiro ano de trabalho, recebeu 19.460 toneladas, o equivalente a 1.300 caminhões lotados. A iniciativa já possui duas usinas em São Paulo (Osasco e Hortolândia) e a ideia é implantar este modelo de parceria e gestão em outros municípios como São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Petrópolis (Rio de Janeiro) e Betim (Minas Gerais).
De acordo com o site do projeto, para viabilizar a implantação das UREs é necessário dispor de uma área mínima de 20 mil m², além de um plano integrado de Gestão de Entulhos.
Contribuição social e ambientalAlém de contribuir para a preservação do meio ambiente, o Centro de Referência também atua na área social. A mão de obra utilizada para seus trabalhos gera oportunidades de emprego para pessoas com escolaridade baixa e ex-presidiários, por exemplo, promovendo a inclusão social.
O Centro de Referência em Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolições é aberto para visitação, realizada por equipe técnica responsável pela orientação do processo de reciclagem.
Uma bela iniciativa para ajudar as prefeituras a resolverem essa questão de resíduos da construção civil. A gente adorou! Quem curtiu? 🙂