Evento gratuito fala sobre meio ambiente com programação para família
Quem passou pela Rua do Catete (RJ) esta semana com certeza foi impactado pela grande movimentação no Museu da República. Desde o dia 6 de setembro, o espaço cheio de área verde do Palácio do Catete recebe a 2ª edição do Green Nation Fest, evento gratuito que aborda a temática da sustentabilidade de forma lúdica, mostrando como as ações sustentáveis impactam o presente e os pequenos hábitos que podemos adotar para melhorar o futuro.
O mundo das ideias que mudam o mundo Entre oficinas, palestras e workshops, o festival encanta adultos e crianças e oferece uma experiência única de imersão no universo da sustentabilidade em todos os seus sentidos. A área verde do Palácio do Catete abriga uma estrutura com diversos blocos de atividades, que incluem dança para gerar energia, cestas de basquete para ensinar sobre a separação de lixo e um olhar cuidadoso sobre o futuro da nossa sociedade através de um elevador exclusivo.O festival conta ainda com uma programação cultural extensa, apresentando exposições e mostras de filmes nacionais e internacionais sobre as diversas vertentes de sustentabilidade trabalhadas ao longo do evento.
Seminários Economia Verde e CriativaAlém das atrações culturais, o Green Nation Fest 2014 promove uma série de seminários com o objetivo de discutir as questões de sustentabilidade dentro do tema Economia Verde e Criativa. Cerca de 20 palestrantes nacionais e internacionais passarão pelo evento até o próximo dia 14. A gente foi até lá conferir de perto algumas discussões:
Mobilidade Sustentável
Com muito bom humor, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner falou sobre mobilidade sustentável e listou três pontos essenciais para se viver melhor nas cidades: mobilidade, sustentabilidade e convivência.
“Não é preciso mais de três anos para uma cidade melhorar de forma significativa sua qualidade de vida” – afirmou o arquiteto em discurso que enfatizou a importância de se ter menos carros nas ruas e mais organização e planejamento na hora de se implantar mudanças estruturais nas cidades. Jaime também apresentou uma série de projetos de sua criação com foco em melhoria de qualidade de vida nas cidades. O destaque ficou com o carro elétrico 100% reciclado batizado de Dockdock.
“Sustentabilidade é uma equação entre aquilo que você poupa e desperdiça. Basta ter isso em mente para viver melhor em casa, no trabalho e nas grandes cidades” – finalizou Jaime.
Arquitetura e Design
Em painel composto por arquitetos e designers, o grande destaque foi o projeto AGT – A Gente Transforma, de Marcelo Rosenbaum. Com a tarefa de redescobrir o Brasil através do design, o projeto busca incentivar a criatividade de comunidades e valorizar os trabalhos manuais feitos em cada uma delas. Com uma equipe de 45 pessoas, Rosenbaum conta que a base do trabalho é o relacionamento entre pessoas:
“Costumo dizer que usamos o design para expor a alma brasileira. Buscamos valorizar essa economia criativa e promover geração de renda através da abertura de mercados e da co-criação de produtos artesanais. Pra mim, design sustentável é isso!” – disse Marcelo.
No vídeo abaixo, você conhece um pouco mais desse projeto, que recebeu apoio da Nike em revitalização de uma comunidade em São Paulo.
Até o dia 14 de setembro, diversas atividades serão realizadas, incluindo outras palestras. Clique aqui para acessar a programação e não deixe de visitar o Green Nation Fest 2014, um evento gratuito para toda a família se conscientizar sobre a importância da sustentabilidade no nosso dia a dia!