Ministério do Meio Ambiente apoia iniciativa e lança campanha para incentivar descarte correto
O que você faz com seus cartões de plástico que já não servem mais? Crédito, débito, cartões de plano de saúde… Já parou pra pensar na quantidade descartada diariamente deste tipo de material? O empresário Renato Soares de Paula pensou e resolveu criar uma máquina que tritura e recicla cartões vencidos. A ideia deu tão certo que, na semana passada, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou uma campanha de Coleta e Reciclagem de Cartões de Plástico com as máquinas batizadas de Papa-Cartão. A ação, que incentiva a educação ambiental e a reciclagem de plástico, faz parte do programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).
Porque reciclar?O Brasil é o segundo maior mercado de cartões do mundo em número de transações, perdendo apenas para os Estados Unidos. Estima-se que circulam no Brasil cerca de um bilhão desses cartões de PVC. Ao todo, são quase 600 toneladas podendo ser reaproveitados através da reciclagem de plástico.
Foi pensando nesse desperdício que o empresário Renato Soares, também fabricante desses cartões, desenvolveu a máquina para triturar e estimular a reciclagem de plástico. A ideia é simples: você coloca seu cartão em uma fenda apropriada, gira a manivela ao lado e pronto. O plástico é triturado imediatamente em pontos estratégicos e os seus restos são recolhidos e reciclados, transformando-se em novos produtos como agendas, capas de caderno, copos e crachás.
No vídeo abaixo, o Renato conta um pouco da trajetória da empresa e do surgimento da máquina de reciclagem de plástico:
Bacana, né? Não foi à toa que o Ministério do Meio Ambiente resolveu abraçar a ideia e lançar a campanha aqui no Rio de Janeiro. Quem quiser descartar cartões sem uso para a reciclagem de plástico podem ir até o Jardim Botânico, onde terão instalados os coletores Papa-Cartão. A iniciativa visa reforçar a importância da educação ambiental, da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos. Podem ser descartados, inclusive, cartões que contêm chip e tarja magnética.
*Fonte: Planeta Sustentável