Não é novidade para ninguém que as crianças são o futuro do nosso planeta. Apesar desta afirmação ser um tanto clichê, é importante lembrar que as próximas gerações sofrerão as consequências das atitudes que tomamos hoje. Desta forma, ensinar as crianças desde cedo a cuidar do planeta pode fazer total diferença nas futuras escolhas destes pequenos cidadãos.

Já mostramos aqui no blog que crianças que aprendem sobre sustentabilidade desde cedo têm mais chances de ser tornarem adultos mais conscientes. Educar é função da família, mas a escola também possui um papel muito importante na formação dos pequenos e falar sobre sustentabilidade durante as aulas faz toda a diferença.

É muito comum, nas aulas de Ciências, que as crianças aprendam a importância da preservação dos recursos naturais, os cuidados que temos que ter com a fauna e a flora de cada região e como a poluição de rios e mares prejudica peixes, aves e os próprios seres humanos. Já nas aulas de Artes, crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender na prática como a reutilização de materiais é capaz de construir verdadeiras obras! Quer um bom exemplo disto? 😉

upcycle-escolas-01
Reaproveitamento de papel corrugado.
upcycle-escolas-04
Reaproveitamento de cápsulas de café, tampinhas de garrafas, anéis de latas, etc.

Durante este ano, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio dos Colégios Mopi, localizados na Tijuca e no Itanhangá, no Rio de Janeiro, produziram obras lindíssimas utilizando o upcycle. Com a supervisão dos professores de Artes da instituição, os alunos reaproveitaram diversos materiais como jornal, MDF, papelão, capas de cd, papel corrugado e revistas para construir as obras. Os trabalhos foram inspirados em artistas renomados como Tarcila do Amaral, Pablo Picasso, Vicent Van Gogh, entre outros. Confira alguns trabalhos feitos pelos alunos.

upcycle-escolas
Reaproveitamento de papéis, canetas e capinhas de cd.
upcycle-escolas-03
Papéis de revistas foram reaproveitados.
upcycle-escolas-05
Cápsulas de café, anéis de latinhas e rolhas foram usados.

Gostaram dos trabalhos? Nós adoramos! Com o upcycle é possível atribuir uma nova função a inúmeros materiais e objetos e o resultado final pode ser surpreendente! Ficamos na torcida para que mais escolas incluam atividades ligadas à sustentabilidade em sua grade de aulas. E, se a sua escola ou a do seu filho já utilizam o upcycle, estimulam a reciclagem ou qualquer outra atividade ligada ao tema, conte pra gente nos comentários! 🙂

Comentários