Plataforma busca soluções para problemas urbanos das cidades

E se toda vez que você avistasse algo errado pelas ruas da sua cidade, pudesse informar à prefeitura através de um sistema online? Com esse pensamento, cinco jovens empreendedores criaram o aplicativo para celular Colab, que mistura rede social com a ideia de fóruns para discussão na internet, com foco na cidadania.

Entenda o projeto

Para facilitar a vida dos usuários, os criadores optaram por permitir que os mesmos fizessem o log in com a conta do Facebook, o que ampliou a característica de rede social do aplicativo, além de exibir na tela inicial, as mensagens referentes ao seu Estado/cidade natal. Basicamente, o Colab oferece três tipos de ação: fiscalização, proposição e avaliação.

Mais recorrentes que as outras, a fiscalização se tornou o apelo forte do app Colab. Usuários podem realizar críticas e fazer denúncias sobre o bom ou mau funcionamento de serviços e áreas públicas da cidade, como transporte público e ciclovias, por exemplo.

Já na proposição, o cidadão pode sugerir realizações que contribuem para o bem-estar urbano. O intuito é fazer estas sugestões chegarem ao poder público para que haja chance de serem adotadas.

O sistema de avaliação parece mesmo ter sido pensado para dar status aos serviços que de fato funcionam nas cidades: é possível classificar a limpeza de praias e ruas em diferentes níveis, de acordo com o identificado pelo usuário.

Primeiros passos
 Com apenas três meses de vida, o aplicativo recebeu o título de melhor app urbano do mundo no evento internacional AppMyCity. Em entrevista à Revista INFO Online, Gustavo Maia, um dos sócios do projeto, destacou o cuidado da equipe em buscar atender às necessidades dos usuários.

“Tentamos entender primeiro o que um cidadão tem interesse em reportar e como que as reclamações dele poderiam ser filtradas e melhor colocadas para o gestor público, aquele que vai resolver os problemas. Estudamos ainda algumas outras opções de aplicativos e plataformas em que as pessoas também podiam reportar problemas”. – contou o empresário, que afirmou já ter sido procurado por gestores de Espanha e Portugal para desenvolver algo semelhante por lá.

Bacana né? Já imaginou o quanto as nossas cidades podem melhorar se cada um fizer a sua parte? Lembre-se: qualidade de vida e mobilidade urbana também fazem parte de uma rotina sustentável, principalmente quando falamos de construções.

Clique aqui para baixar o app Colab no seu celular e começar a colaborar para um futuro melhor!

Comentários