Prefeitura do Rio aposta no aumento da coleta seletiva na cidade

Para a alegria dos praticantes da reciclagem de lixo, logo na primeira semana do ano, a Comlurb inaugurou a prometida primeira Central de Triagem de materiais recicláveis da cidade. Localizada no bairro de Irajá, a Central foi preparada para receber diariamente 20 toneladas de resíduos separados pela coleta seletiva de lixo e será responsável pela geração de cerca de 200 novos empregos para catadores.

Como funciona a Central de Triagem?

Depois que o caminhão da coleta seletiva leva o material reciclável para a Central, os catadores fazem a triagem desses resíduos, classificando-os por tipo através de uma linha de produção. O processo é simples: recepção dos resíduos, triagem, enfardamento, pesagem e armazenamento do lixo. O diferencial da Central de Irajá é a esteira mecânica, que será usada na fase de triagem para agilizar o processo e aumentar a produção, que envolve a seleção de recicláveis, manuseio de balanças e utilização de prensas industriais e empilhadeira. Toda a operação segue as normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Coca-Cola apoia iniciativa 

Com o apoio da Coca Cola, o PET produzido na Central voltará para o Sistema da empresa para a produção de novas garrafas no projeto Bottle to Bottle, no qual a embalagem PET é produzida parcialmente a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas. Com esta nova demanda para o PET reciclado, espera-se uma valorização ainda maior do material coletado, impulsionando toda a cadeia de reciclagem do Rio de Janeiro.

Mais Coleta Seletiva de lixo

A inauguração da Central faz parte do programa de ampliação da Coleta Seletiva na cidade, uma parceria entre a Comlurb e a Prefeitura do Rio. A meta da Comlurb é fazer com que outras cinco unidades estejam em funcionamento até 2016. Hoje, a Companhia realiza a coleta de recicláveis nas ruas de 68 bairros no Rio de Janeiro.

Clique aqui para saber mais sobre a ampliação da coleta seletiva e confira dicas para o seu condomínio.

Comentários