Campanha chama atenção para desperdício de alimentos, que ainda é alto no Brasil

Você sabia que 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação? Comemorada desde 1981, a data se transformou em símbolo da reflexão para o consumo consciente e responsável, além de lembrar a importância da alimentação saudável para o bem-estar das pessoas. E já que a sustentabilidade está diretamente relacionada a bons hábitos, inclusive alimentares, hoje a gente resgata uma campanha em prol do consumo consciente para chamar a sua atenção sobre o consumismo.

Já parou para pensar sobre a quantidade de comida que desperdiçamos diariamente? Em casa, no trabalho, na praça de alimentação do shopping… Para onde vai toda aquela sobra de alimentos? Sim, para o lixo. Estimativas indicam que o desperdício de alimentos no Brasil chega a 39 mil toneladas de comida que vão para o lixo todos os dias. Para se ter uma ideia, este volume de comida é suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas.

Consumo consciente

Pensando nisso, diversas empresas e organizações escolhem o dia de hoje para provocar uma reflexão geral sobre o consumo consciente de alimentos. Apesar de a campanha que selecionamos para compartilhar com vocês ser de dois anos atrás, sua provocação permanece bem atual, fazendo valer a pena tirar alguns minutinhos do seu dia para conferir.

O vídeo abaixo foi produzido pela Ecobenefícios, empresa de benefícios corporativos, e fez parte de uma campanha pelo consumo consciente contra o desperdício.

A ação do “Prato Consciente” foi realizada no início do mês de outubro de 2012 em restaurante de Porto Alegre. Os pratos tradicionais foram trocados pelos modelos 20% menores e assim chamou a atenção do grande número de pessoas que costuma fazer refeições ali.

E você, já parou para pensar no seu desperdício diário de alimentos? Tire o dia de hoje para refletir sobre o consumo consciente e como adequá-lo a sua rotina. Além de não desperdiçar comida, você também estará deixando de gastar, uma vez que só vai comprar aquilo que realmente necessita.

Comentários