Encontro apresentou soluções para economia de água e energia em condomínios

 Os problemas causados pela crise ambiental e suas consequências no abastecimento e tarifas de água e energia levam condomínios a buscarem soluções para a redução do consumo destes bens. Muitas são as ações que podem ser tomadas na tentativa de alcançar redução nas contas de água e energia, mas será que os condomínios estão investindo em soluções viáveis e seguras para as suas estruturas? Para esclarecer estas e outras dúvidas, o Secovi Rio realizou no último dia 22 de maio, o evento Workshop de Eficiência Hidroenergética, em parceria com a Casa do Futuro, empresa especializada em sustentabilidade e tecnologia para edificações.

 Planejamento e definição de prioridades são fundamentais

O encontro, focado em apresentar soluções específicas para os condomínios do Rio de Janeiro, recebeu cerca de 30 pessoas entre diretores e representantes de administradoras de condomínios e síndicos no auditório da sede do Sindicato, no Centro do Rio. Os trabalhos foram abertos com a palestra da arquiteta e sócia-fundadora da Casa do Futuro, Rosana Corrêa, que apresentou o seu “Plano de Redução de Consumos de Água e Energia para Condomínios”, com todo o planejamento físico (estrutural) e estratégico (ações) ideal para o edifício em questão.

“Depois de conhecer o condomínio, entender quais as suas demandas e estabelecer as prioridades, criamos o Plano. Após a entrega, realizamos o acompanhamento da implantação do planejamento apresentado, para garantir a sua viabilidade prática” – explicou Rosana, ressaltando que a Casa do Futuro possui um software para controle da eficiência energética dos prédios. A arquiteta também mostrou em números o quanto pode ser vantajoso investir em lâmpadas de LED e equipamentos que garantem um consumo otimizado de água e energia.

Energia solar para condomínios – Uma possibilidade real

Guilherme Syrkis, da empresa Meta Solar, falou sobre o atual cenário da energia solar no Brasil e apresentou alguns modelos de implantação possíveis para condomínios. Segundo ele, o retorno de investimento em energia solar em 2011 era de 12 anos; em 2015 esse número já caiu pela metade, gerando uma taxa de retorno de investimento de 20%.

Definido como obrigatoriedade nas construções do projeto Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, o sistema de energia solar térmica já consegue garantir retorno do investimento em apenas dois anos.

Clique aqui e entenda a diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica!

Reuso de água – Cuidados necessários para garantir a qualidade

Você sabia que o custo médio do metro cúbico de água para uso comercial é de R$ 15,00? A terceira e última palestra do evento organizado em parceria com a Casa do Futuro abordou essa temática, levantando a questão do reuso de água de chuva em edifícios. Gabriel Poydo, da empresa Planep, apresentou as exigências da legislação para o reuso de água e a importância da sua classificação em classes para garantir a segurança e qualidade da água reaproveitada.

Clique aqui e veja como a Rede Arena de Hotéis recebeu certificação ambiental com consultoria da Casa do Futuro.

Comentários