Organizado pelo IREM duas vezes ao ano, encontro discute questões sustentáveis
Em abril deste ano, o vice-presidente do Secovi Rio, Leonardo Schneider, participou do Fórum Global Business Practices em Washington DC, nos Estados Unidos, realizado pelo Institute of Real Estate Management – IREM, líder em gestão imobiliária no país. Reunindo palestrantes do Brasil, China e EUA, o encontro abordou temas relativos à sustentabilidade em propriedades, com enfoque em questões relacionadas à água e seu papel na economia e no ecossistema.
Leonardo Schneider levou ao evento um panorama geral sobre a situação hídrica do Brasil e mostrou como a sustentabilidade tem contribuído para a diminuição de custos e desperdícios em condomínios no Rio de Janeiro. O vice-presidente do Secovi Rio participou ainda de um tour oferecido pelos representantes do comitê Sustainable DC, que incluiu uma visita ao mais recente projeto verde da cidade, o Canal Park.
Localizado entre dois rios que cortam Washington, o Canal Park era um espaço que originalmente abrigava um canal, pavimentado em 1990. A área foi transformada em parque no ano 2000 e a estrutura que se tem hoje teve início dez anos depois, sendo inaugurada em novembro de 2012. O novo design priorizou características sustentáveis e inovadoras, principalmente em questões de economia e reutilização de água.

Através do uso do jardim linear, com árvores baixas, e aproximadamente 80.000 litros de capacidade em cisterna subterrânea, quase toda a água da chuva capturada pelo parque é tratada e reutilizada para satisfazer até 95% da água que o parque precisa para irrigação, fonte de água, descargas sanitárias e pista de patinação no gelo. A nova infraestrutura permitirá ainda que os edifícios próximos ao parque possam enviar a água da chuva que conseguirem captar para as cisternas do Canal Park. O projeto, que busca certificação LEED na categoria Gold, pretende poupar cerca de 1,5 milhões de litros de água potável por ano e evitar transbordamentos de esgotos que podem poluir os rios durante chuvas fortes.

“É muito bacana poder ver de perto o avanço de outros países em relação à sustentabilidade, pois assim conseguimos enxergar o grande potencial do Brasil para se destacar nessa área, principalmente no que diz respeito à economia de água e energia em condomínios” – explica o vice-presidente, que em outubro retorna aos Estados Unidos para discutir, em nova conferência do IREM, o que tem sido feito em termos de fontes alternativas de energia em todo o mundo.
E é claro que a gente vai trazer tudo em primeira mão pra vocês! Fiquem ligados!